ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOLOS EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76571Palavras-chave:
Ensino, Geografia, SolosResumo
Terra! É assim que denominamos o planeta onde vivemos. Constituído de material macio e solto, formando o que conhecemos como crosta terrestre, poderíamos também chamá-lo de solo. Assim, apesar de sua essencialidade para nossas vidas, o solo é normalmente ignorado e pouco reconhecido. Dito isso, no presente trabalho, objetivou-se relacionar a construção da aprendizagem sobre solos na disciplina de Geografia no ensino fundamental do 6º e 9º ano, a partir da verificação da possível existência de uma prática sistemática de ensino pelo professor. Pois, a Geografia como ciência que estuda a relação homem-natureza, busca por meio da educação em solos, assim como outras ciências, formar cidadãos cientes dos seus compromissos sociais. Assim, na disciplina em questão, a formação acontece diante do estudo dos solos conscientizando, sobretudo, acerca das ações causadas pela ação antrópica. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é qualitativa e de campo, no formato de aulas remotas, com a aplicação de formulário google com alunos e um professor mediante amostragem. Verificou-se, a partir dos resultados obtidos, a falta da sistematização dos conteúdos programados, relacionados ao ensino do solo. De tal modo, é importante que se desenvolva possibilidades de ensinar e de aprender sobre solos por meio de um processo sistematizado durante todo ensino fundamental.
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