A GEOGRAFIA DA PANDEMIA DE COVID-19 E A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UMA COMPREENSÃO DO MUNDO GLOBALIZADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76553

Palabras clave:

Geografia Escolar, Covid-19, Globalização

Resumen

Em 2020, praticamente todo o planeta foi acometido pela pandemia de Covid-19, nomenclatura pela qual é designada a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, após casos registrados na cidade de Wuhan, localizada na região central da China, o novo coronavírus rapidamente se espalhou para outros países e continentes. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a epidemia de COVID-19 constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Já em 11 de março do mesmo ano -  momento em que se registravam mais de 118 mil casos da doença, em 113 países, com mais de 4 mil óbitos -  a OMS declarou pandemia global. Como a grande circulação de pessoas e mercadorias no espaço mundial foi um dos principais condicionantes para a transmissão em larga escala do novo coronavírus, é plausível considerar que a Geografia, enquanto disciplina escolar, a partir de suas bases teóricas e conceituais, pode proporcionar aos estudantes da educação básica uma compreensão satisfatória sobre os desdobramentos e impactos globais da Covid-19. Desse modo, o presente artigo faz uma reflexão sobre a pandemia de Covid-19 procurando dialogar com as temáticas e conceitos trabalhados na Geografia Escolar.

Biografía del autor/a

  • Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João de-Rei (UFSJ). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

  • Samara Mirelly da Silva, Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

  • Vicente de Paula Leão, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da UFSJ.

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Publicado

2022-03-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A GEOGRAFIA DA PANDEMIA DE COVID-19 E A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UMA COMPREENSÃO DO MUNDO GLOBALIZADO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 54–74, 2022. DOI: 10.14393/REG-v12-2021-76553. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76553. Acesso em: 27 dec. 2025.