A DESCRIÇÃO GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES

Autores/as

  • Diego Martins da Cruz Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77504

Palabras clave:

Descrição, Raciocínio geográfico, Espacialidade

Resumen

A descrição, recorrentemente associada à Geografia tradicional, é vista tanto no ambiente acadêmico quanto na Geografia escolar com certa desconfiança. Embora tenha sido um recurso que guarda intima relação com o desenvolvimento epistemológico desta ciência e curiosamente seja uma habilidade que é constantemente demandada dos estudantes da educação básica no cotidiano escolar. Este ceticismo pode ser um reflexo, contudo, do constituir de uma concepção de descrição que se tornou majoritária em dado momento e que consolidou um senso comum sobre seu significado. Concepção esta que pode se distanciar de sua essência, enquanto habilidade constituinte de um raciocínio que se queira geográfico, e de seu potencial, no sentido de movimentos de leitura da paisagem que especializem. Seja na teoria Geográfica, ou no seu teor pedagógico, o ato de descrever sempre esteve presente. Uma mobilização profícua e aplicada deste recurso pode acionar elevados níveis de abstração quando acionados para compreensão dos processos e práticas espaciais.

Biografía del autor/a

  • Diego Martins da Cruz, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

    Professor de Geografia na Educação Básica pelo Estado em Minas Gerais. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO).,

Referencias

ASCENSÃO, Valéria de O. Roque; VALADÃO, Roberto C. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Revista Scripta Nova (Online), Barcelona, n. 18, 2014.

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. V. 1. New York: David Mckay, 1956. 262 p.

BLOOM, B. S. What we are learning about teaching and learning: a summary of recent research. Principal, v. 66, n. 2, p. 6-10, 1986.

BUNGE, Willian. Theoretical Geography in Lund studies in Geography. Suécia: The royal university of Lund, Gleerup PBS,1962, p.1-13

BURTON, Ian. The quantitative revolution and theoretical geography. Canadá: Canadian geographer,v. 2, 1963, p. 151-163.

CAPEL, Horacio. Filosofia y ciencia en la Geografia contemporanea: una introducción a la Geografia. Barcelona: Ed. Barcanova, 1981, 509 p.

DOLFUSS; Olivier. A análise geográfica. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. Coleção Saber atual, n.153. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1972.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

HAGGET, Peter. Locational Analysis in Human Geography. Londres: Arnold,1965

HIERNAUX, Daniel; VILLORIA, Alicia Lindón. (Directores). Tratado de Geografía Humana. México: Anthropos, 2006, 652 p.

KAERCHER, N. A. Se a Geografia escolar é um pastel de vento o gato comeu a Geografia Crítica. 1.a ed. Porto Alegre, RS: Evangraf, 2014, 248 p.

LA BLACHE, P. V. de. As características próprias da Geografia. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2.a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, A. Carlos Robert. Geografia: Pequena Historia Critica. São Paulo: Hucitec, 1994

______; A gênese da Geografia Moderna. São Paulo: HUCITEC; EDUSP, 1989. Coleção Geografica: Teoria e realidade, n. 16, 206 p.

______. Ratzel. São Paulo: Ática,1990, 199 p. [Coleção Grandes Cientistas Sociais, nº 59; Coord. Florestan Fernandes 1999]

PEREIRA, Diamantino. Geografia Escolar: uma questão de identidade. Cadernos CEDES, n. 39, Ensino de Geografia, 1ª edição, dez./1996

SAEB. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Inclusão de Ciências no Saeb: documento básico. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. 36 p

SORRE, Max. El hombre en la Tierra. Barcelona: Labor, 1967. [1961]

VALENZUELA, Cristina; PYSZCZEK, Luis. La riqueza del objeto de la Geografía como disciplina multiparadigmática A riqueza do objecto da Geografia como disciplina multiparadigmática. Geografia em Questão, v. 5, n. 2, p. 75-95, 2012.

Publicado

2018-08-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A DESCRIÇÃO GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 70–91, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77504. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77504. Acesso em: 6 dec. 2025.