A DESCRIÇÃO GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77504Palabras clave:
Descrição, Raciocínio geográfico, EspacialidadeResumen
A descrição, recorrentemente associada à Geografia tradicional, é vista tanto no ambiente acadêmico quanto na Geografia escolar com certa desconfiança. Embora tenha sido um recurso que guarda intima relação com o desenvolvimento epistemológico desta ciência e curiosamente seja uma habilidade que é constantemente demandada dos estudantes da educação básica no cotidiano escolar. Este ceticismo pode ser um reflexo, contudo, do constituir de uma concepção de descrição que se tornou majoritária em dado momento e que consolidou um senso comum sobre seu significado. Concepção esta que pode se distanciar de sua essência, enquanto habilidade constituinte de um raciocínio que se queira geográfico, e de seu potencial, no sentido de movimentos de leitura da paisagem que especializem. Seja na teoria Geográfica, ou no seu teor pedagógico, o ato de descrever sempre esteve presente. Uma mobilização profícua e aplicada deste recurso pode acionar elevados níveis de abstração quando acionados para compreensão dos processos e práticas espaciais.
Referencias
ASCENSÃO, Valéria de O. Roque; VALADÃO, Roberto C. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Revista Scripta Nova (Online), Barcelona, n. 18, 2014.
BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. V. 1. New York: David Mckay, 1956. 262 p.
BLOOM, B. S. What we are learning about teaching and learning: a summary of recent research. Principal, v. 66, n. 2, p. 6-10, 1986.
BUNGE, Willian. Theoretical Geography in Lund studies in Geography. Suécia: The royal university of Lund, Gleerup PBS,1962, p.1-13
BURTON, Ian. The quantitative revolution and theoretical geography. Canadá: Canadian geographer,v. 2, 1963, p. 151-163.
CAPEL, Horacio. Filosofia y ciencia en la Geografia contemporanea: una introducción a la Geografia. Barcelona: Ed. Barcanova, 1981, 509 p.
DOLFUSS; Olivier. A análise geográfica. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. Coleção Saber atual, n.153. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1972.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
HAGGET, Peter. Locational Analysis in Human Geography. Londres: Arnold,1965
HIERNAUX, Daniel; VILLORIA, Alicia Lindón. (Directores). Tratado de Geografía Humana. México: Anthropos, 2006, 652 p.
KAERCHER, N. A. Se a Geografia escolar é um pastel de vento o gato comeu a Geografia Crítica. 1.a ed. Porto Alegre, RS: Evangraf, 2014, 248 p.
LA BLACHE, P. V. de. As características próprias da Geografia. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2.a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORAES, A. Carlos Robert. Geografia: Pequena Historia Critica. São Paulo: Hucitec, 1994
______; A gênese da Geografia Moderna. São Paulo: HUCITEC; EDUSP, 1989. Coleção Geografica: Teoria e realidade, n. 16, 206 p.
______. Ratzel. São Paulo: Ática,1990, 199 p. [Coleção Grandes Cientistas Sociais, nº 59; Coord. Florestan Fernandes 1999]
PEREIRA, Diamantino. Geografia Escolar: uma questão de identidade. Cadernos CEDES, n. 39, Ensino de Geografia, 1ª edição, dez./1996
SAEB. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Inclusão de Ciências no Saeb: documento básico. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. 36 p
SORRE, Max. El hombre en la Tierra. Barcelona: Labor, 1967. [1961]
VALENZUELA, Cristina; PYSZCZEK, Luis. La riqueza del objeto de la Geografía como disciplina multiparadigmática A riqueza do objecto da Geografia como disciplina multiparadigmática. Geografia em Questão, v. 5, n. 2, p. 75-95, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Diego Martins da Cruz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


