METODOLOGIA DO TRABALHO COM PROJETOS EM ESTÁGIO CURRICULAR DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Keywords:
Formação de professores, Projeto de ensino, Ensino médio, MinicursoAbstract
O artigo trata da importância de aprendizagens relativas à metodologia de projetos na formação e no trabalho de professores, apresentando e discutindo o desenvolvimento de um projeto de ensino por docentes e discentes no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Geografia integrando ensino, pesquisa e extensão. Realizou-se uma aplicação experimental com adaptação de modelos, técnicas, instrumentos e procedimentos metodológicos propostos por Dácio G. Moura e Eduardo F. Barbosa na obra “Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais”. Os resultados apontaram contribuições relevantes que o trabalho enfocando metodologia de projetos na formação de professores de Geografia pode proporcionar para o exercício da profissão docente em um campo de trabalho que não se restringe à escola, envolvendo aprendizagens de caráter teórico-prático relativas a conceitos, princípios, valores e procedimentos metodológicos que se aplicam a diversas situações do trabalho de professores que demandam atividades de projetos e também à docência em geral.
References
BRASIL (País). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília-DF: MEC/SEMT, 1999.
______. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília-DF: MEC/SEMT, 2002.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio; v. 3: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília-DF: MEC/SEB, 2006.
______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência ENEM. Brasília-DF: INEP, 2009.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A formação de professores e o ensino de geografia. Revista Terra Livre, AGB, n. 14, As transformações no mundo da educação: Geografia, ensino e responsabilidade social, p. 51-59, 1999. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/374/356>. Acesso em: 24 abril. 2020.
FURLAN, Sueli Angelo. Projetos de estudo em Biogeografia: uma abordagem significativa da construção de projetos. In: CASTELLAR, S. M. V. (org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 3° ed. São Paulo-SP: Contexto, 2019, p. 9-19.
MORAES. Luciene Maciel Stumbo. As ciências humana na matriz de referência do ENEM e sua reelaboração: fixação de sentidos por meio de itens. Revista Cadernos da Educação Básica, v.3, n. 1, p.13-29, 2018. Disponível em:<http://cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/1791>. Acesso em: 24 abril 2020.
MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 6.a ed. rev. e atualizada. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 André de Azevedo Busato, Eliete Almeida dos Santos, Sérgio Luiz Miranda

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.