METODOLOGIA DO TRABALHO COM PROJETOS EM ESTÁGIO CURRICULAR DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Projeto de ensino, Ensino médio, Minicurso

Resumo

O artigo trata da importância de aprendizagens relativas à metodologia de projetos na formação e no trabalho de professores, apresentando e discutindo o desenvolvimento de um projeto de ensino por docentes e discentes no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Geografia integrando ensino, pesquisa e extensão. Realizou-se uma aplicação experimental com adaptação de modelos, técnicas, instrumentos e procedimentos metodológicos propostos por Dácio G. Moura e Eduardo F. Barbosa na obra “Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais”. Os resultados apontaram contribuições relevantes que o trabalho enfocando metodologia de projetos na formação de professores de Geografia pode proporcionar para o exercício da profissão docente em um campo de trabalho que não se restringe à escola, envolvendo aprendizagens de caráter teórico-prático relativas a conceitos, princípios, valores e procedimentos metodológicos que se aplicam a diversas situações do trabalho de professores que demandam atividades de projetos e também à docência em geral.

Biografia do Autor

  • André de Azevedo Busato, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); professor da educação básica na rede municipal de Campo Limpo Paulista- SP; participante do projeto desenvolvido no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Geografia.

  • Eliete Almeida dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Bacharel em Geografia pela UFU, cursando a licenciatura em Geografia na mesma instituição; participante do projeto desenvolvido

  • Sérgio Luiz Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro; professor da área de Ensino de Geografia do Instituto de Geografia da UFU; orientador do estágio curricular supervisionado e coordenador do projeto desenvolvido

Referências

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Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

METODOLOGIA DO TRABALHO COM PROJETOS EM ESTÁGIO CURRICULAR DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 38–71, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76657. Acesso em: 5 abr. 2025.