O LUGAR E O BAIRRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLETINDO SOBRE SITUAÇÕES DE ENSINO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE UBELÂNDIA-MG

Autores

  • Celma Soares da Mota Duarte Professora de Geografia do ensino fundamental na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, Uberlândia-MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80833

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Séries iniciais., Lugar, Transformação social

Resumo

O presente trabalho é um estudo de caso e pretende avaliar o desenvolvimento de pesquisa realizada com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, a partir do estudo do lugar onde vivem, o bairro Morumbi em Uberlândia. A visão crítica do processo de segregação espacial permeou grande parte deste estudo e possibilitou aos alunos a compreensão dos processos que resultam em situações de desigualdade social presentes em seu contexto geográfico mais próximo (o seu bairro). No decorrer dos estudos, foram enfocados alguns exemplos de trabalhos práticos realizados com alunos de uma turma do quinto ano do ensino fundamental; partindo da análise de imagens do lugar para observações e comparações, visando construir conhecimentos sobre seu contexto social. Os trabalhos realizados - observação de fotografias do bairro numa perspectiva cronológica, produção de reflexões escritas, observação de imagens de satélite, trabalho de campo no entorno da escola, produção de croquis; visaram auxiliar os estudantes na leitura e escrita em geografia, compreendendo esta disciplina como um meio que oportuniza a compreensão das ações e da transformação do espaço geográfico.

Biografia do Autor

  • Celma Soares da Mota Duarte, Professora de Geografia do ensino fundamental na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, Uberlândia-MG

    Especialista em Ensino de Geografia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Geografia do ensino fundamental na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, Uberlândia-MG. 

Referências

ALMEIDA, Rosângela D. de; PASSINI, Elza Y. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. Contexto: São Paulo, 2010. (1.a ed. 1989).

BRITO, Diogo de Souza; WARPECHOWSKI, Eduardo Moraes (org.). Uberlândia Revisitada: Memória, Cultura e Sociedade. Uberlândia: EDUFU, 2007.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, Educação geográfica e as teorias de aprendizagens, p. 227-247, maio/ago. 2005.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.); CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Editora Mediação: Porto Alegre, 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 1990.

KAERCHER, Nestor André. Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et. al. (org.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 6ª edição. Porto Alegre: Editora UFGRS, 2004. p. 73-85.

PEZZATO, João Pedro; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Panorama, Concepções e Questionamentos sobre a Alfabetização no Brasil. Educação: Teoria e prática, Rio Claro, v. 13, n. 24/25, p. 39-51, 2005.

ESCOLA MUNICIPAL HILDA LEÃO CARNEIRO. Projeto político pedagógico (PPP). Secretaria Municipal de Ensino, Uberlândia-MG, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA. Prefeitura Municipal de Uberlândia. Sítio na Internet: http://www.uberlandia.mg.gov.br. Acesso em novembro de 2010.

REICHWALD JUNIOR, Guilherme. Leitura e escrita na Geografia ontem e hoje. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et. al. (org). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 6ª edição. Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2004. p.67-72.

SANTOS, Milton. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (Prefeitura Municipal de Uberlândia). Secretaria Municipal de Educação. Página na Internet:

<http://www5.uberlandia.mg.gov.br/pmueduca/ecp/comunidade.do?app=cemepe_pmu>. Acesso em abril de 2011.

SCHAFFER, Neiva Otero. Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da Geografia. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et. al. (org). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 6ª edição. Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2004, p. 86-103.

Downloads

Publicado

16-01-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O LUGAR E O BAIRRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLETINDO SOBRE SITUAÇÕES DE ENSINO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE UBELÂNDIA-MG. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 113–136, 2012. DOI: 10.14393/REG-v2-2011-80833. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80833. Acesso em: 26 dez. 2025.