O LUGAR E O BAIRRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLETINDO SOBRE SITUAÇÕES DE ENSINO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE UBELÂNDIA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80833Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Séries iniciais., Lugar, Transformação socialResumo
O presente trabalho é um estudo de caso e pretende avaliar o desenvolvimento de pesquisa realizada com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, a partir do estudo do lugar onde vivem, o bairro Morumbi em Uberlândia. A visão crítica do processo de segregação espacial permeou grande parte deste estudo e possibilitou aos alunos a compreensão dos processos que resultam em situações de desigualdade social presentes em seu contexto geográfico mais próximo (o seu bairro). No decorrer dos estudos, foram enfocados alguns exemplos de trabalhos práticos realizados com alunos de uma turma do quinto ano do ensino fundamental; partindo da análise de imagens do lugar para observações e comparações, visando construir conhecimentos sobre seu contexto social. Os trabalhos realizados - observação de fotografias do bairro numa perspectiva cronológica, produção de reflexões escritas, observação de imagens de satélite, trabalho de campo no entorno da escola, produção de croquis; visaram auxiliar os estudantes na leitura e escrita em geografia, compreendendo esta disciplina como um meio que oportuniza a compreensão das ações e da transformação do espaço geográfico.
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