ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPAÇO LOCAL E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA (RMG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80832Palavras-chave:
Espaço local, Ensino Fundamental I, Ensino de GeografiaResumo
Os conteúdos programados para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental se referem ao estudo do Município, abordado dentro dos eixos temáticos: Relações Sociais; Cartografia e Natureza. Nos materiais didáticos disponíveis, o “lugar” é apresentado como um local “padrão”, representado geralmente pelo eixo centro-sul do Brasil. Neste trabalho se investiga as competências consideradas essenciais para o professor do Ensino Fundamental, especificamente de 4° e 5º ano, graduados em cursos de Pedagogia, trabalhar com a localidade. Os resultados abrem caminhos para discussões sobre a inserção de Atlas Escolares Municipais, bem como contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental.
Referências
AGUIAR, Lígia Maria Brochado. O lugar e o mapa. Cadernos de Cedes, Centro de Estudos Educação e Sociedade, São Paulo, n. 1, p. 139-148, agosto 2003.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza. O espaço geográfico: ensino e representação. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUENO, Miriam A. Atlas escolar municipal de Sena Madureira/AC: uma proposta regional de formação continuada de professores do Ensino Fundamental. In:Colóquio anual do grupo de trabalho “Cartografia para escolares no Brasil e no mundo”. Anais... Diamantina- MG, 2002.
BUENO, Miriam A. A cartografia e o ensino de Geografia na escola fundamental: um estudo de caso. Belo Horizonte, Instituto de Geociências - UFMG, 1998. 160p. Dissertação de mestrado.
BUENO, Miriam A. Atlas escolares municipais como mediadores no processo de construção de conceitos geográficos: uma trajetória entre o conhecimento cotidiano e oconhecimento científico. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografi, 7. Anais... Vitória/ES, UFES, 2003.
BUENO, Miriam A. A pesquisa-ação e suas implicações no ensino de Geografia: uma autorreflexão e um novo olhar sobre a prática escolar. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos, 6. Anais... Goiânia/GO, UFG, 2004.
BUENO, Miriam A. Atlas Escolares Municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. Campinas, Instituto de Geociências – UNICAMP, 2008. 166 p. Tese de Doutorado.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, agosto 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
FONTANA, Roseli A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2000.
HOLANDA, Adriano. Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. Aná. Psicológica, v. 24, n. 3, p. 363-372, julho 2006.
LE SANN, Janine Gisele; SILVA, Miriam Aparecida Bueno da; MOURA, Ana Clara Mourão. Atlas escolar de Gouveia. Diamantina: EPIL, 1997.
LE SANN, Janine G. Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
MENGA, Ludke; ANDRÉ, Marli E. D.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2008.
MOLL, Luis César. Vygotsky e a educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa Mental: recurso didático no ensino de Geografia no 1º grau. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo. São Paulo, 1994. 208p.
PANZERI, C.G. (org.). Formação continuada de professores em Educação Ambiental: uma proposta metodológica. Rio Branco-AC: SOS Amazônia, 2007.
PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994.
SALES, José J. Gonçalves; SILVA, Richarde Marques da. O ensino de Geografia Temática como instrumento perceptivo no ensino de Geografia. 10º Encontro de iniciação à Docência. Paraíba, 2008.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de geografia do 1º grau. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo - FFLCH, 1986, 205 p.
SIMIELLI, M. E. R. Primeiros mapas: como entender e construir. São Paulo: Ática, 1993. (4 volumes. Cada vol. é acompanhado por um caderno de atividades).
VYGOTSKY, L.S. Um estudo experimental da formação de conceitos. In: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


