INTRODUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA CARTOGRAFIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80831Palavras-chave:
Ensino de cartografia, Geografia, Ensino fundamentalResumo
Este trabalho discute a possibilidade de introduzir conceitos básicos da cartografia no primeiro ano do ensino fundamental com atividades estimulantes ao processo de construção do conhecimento pela própria criança, respeitando, acima de tudo, sua fase do
desenvolvimento cognitivo. Para isso, inicialmente foi realizado um estudo teórico sobre o tema proposto, posteriormente foram aplicadas atividades em sala de aula e em seguida a análise e discussão dos resultados obtidos.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (1.a a 4.a séries). Brasília: MEC/SEF, 1997.
CASTROGIOVANI, Antônio. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.
MIRANDA, Sérgio Luiz. Leituras do desenho e do lugar na sala de aula. XIV Congresso de Leitura do Brasil. Anais... Campinas, UNICAMP, 22 a 25 de julho, 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 dez.
2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


