O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA COMPREENDER A REALIDADE EM QUE SE VIVE

Autores

  • Rodrigo Simão Camacho Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80827

Palavras-chave:

Realidade Local, Relações Globais, Espaço Rural, Assentamentos, Emancipação

Resumo

Devemos partir da realidade socioespacial de nossos educandos se quisermos produzir um ensino de geografia contextualizado e comprometido com a construção de um processo emancipatório, onde a educação auxilie nesse processo. Entendemos que esse processo deve ser efetivado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, não devemos entender a realidade local de maneira isolada/fragmentada, pois o espaço é uma totalidade, logo, o local está submetido à influência das relações globais. Nesta perspectiva, traremos o exemplo de algumas atividades de um ensino de geografia construído a partir da realidade dos moradores do campo tendo como embasamento uma pesquisa que foi feita com educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Paulicéia/SP no ano de 2007. Nesta pesquisa, foram desenvolvidas algumas atividades com estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental relacionadas à realidade vivida desses sujeitos. Estas atividades, como produções de texto, ilustrações, tabelas etc., estão transcritas neste artigo.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Simão Camacho, Universidade Estadual Paulista - UNESP

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação da FCT/Unesp Campus de Presidente Prudente.

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Publicado

16-01-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA COMPREENDER A REALIDADE EM QUE SE VIVE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 3–35, 2012. DOI: 10.14393/REG-v2-2011-80827. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80827. Acesso em: 26 dez. 2025.