RESÍDUOS SÓLIDOS: REPRESENTAÇÕES, CONCEITOS E METODOLOGIAS: PROPOSTAS DE TRABALHO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v1-2010-80804Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Ensino, Professores universitáriosResumo
Este artigo tem como objetivo diagnosticar, sistematizar e avaliar como o tema resíduos sólidos/lixo está sendo tratado em âmbito científico. Para tanto foram entrevistados 12 professores universitários de vários estados brasileiros que discutem o assunto. O intuito foi verificar a concepção e as alternativas de trabalho propostas para o 2º ciclo do ensino fundamental. Numa apreciação geral, concluiu-se que o tema de resíduos sólidos é pensado de maneira complexa pelos professores universitários, eles ressaltam a necessidade de uma abordagem mais crítica da questão que priorize, principalmente os aspectos relacionados com a raiz do problema, ou seja, o modelo de desenvolvimento atual pautado no consumo e no descarte de resíduos. Com isso concluímos que a abordagem complexa que propõem os professores universitários para o tema resíduos sólidos/lixo surge como resposta ao desafio de impor limites aos excessos de produção, consumo e resíduo gerados pela sociedade. E isso implica repensar nossos padrões culturais e econômicos.
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