RESÍDUOS SÓLIDOS: REPRESENTAÇÕES, CONCEITOS E METODOLOGIAS: PROPOSTAS DE TRABALHO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Liz Cristiane Dias Sobarzo Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v1-2010-80804

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Ensino, Professores universitários

Resumo

Este artigo tem como objetivo diagnosticar, sistematizar e avaliar como o tema resíduos sólidos/lixo está sendo tratado em âmbito científico. Para tanto foram entrevistados 12 professores universitários de vários estados brasileiros que discutem o assunto. O intuito foi verificar a concepção e as alternativas de trabalho propostas para o 2º ciclo do ensino fundamental. Numa apreciação geral, concluiu-se que o tema de resíduos sólidos é pensado de maneira complexa pelos professores universitários, eles ressaltam a necessidade de uma abordagem mais crítica da questão que priorize, principalmente os aspectos relacionados com a raiz do problema, ou seja, o modelo de desenvolvimento atual pautado no consumo e no descarte de resíduos. Com isso concluímos que a abordagem complexa que propõem os professores universitários para o tema resíduos sólidos/lixo surge como resposta ao desafio de impor limites aos excessos de produção, consumo e resíduo gerados pela sociedade. E isso implica repensar nossos padrões culturais e econômicos.

Biografia do Autor

  • Liz Cristiane Dias Sobarzo, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

    Professora Dra do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, Universidade Estadual Paulista - UNESP

    Professora Drª do Departamento de Educação da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente-SP

Referências

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Publicado

16-11-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RESÍDUOS SÓLIDOS: REPRESENTAÇÕES, CONCEITOS E METODOLOGIAS: PROPOSTAS DE TRABALHO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 3–14, 2010. DOI: 10.14393/REG-v1-2010-80804. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80804. Acesso em: 28 dez. 2025.