FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS PARA ABORDAGEM DO ESPAÇO LOCAL NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sérgio Luiz Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v1-2010-80798

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Teoria histórico-cultural, Atividade de ensino, Ensino de geografia, Cartografia.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa no campo dos estudos sobre a formação e o trabalho de professores que foi desenvolvida de forma integrada a outros dois projetos. A pesquisa teve como objetivos principais identificar dificuldades e necessidades reais de professores dos anos iniciais da escola fundamental para abordar conteúdos curriculares envolvendo a cartografia e o espaço local no ensino de geografia e buscar possibilidades para superação das mesmas nas práticas em sala de aula. Na metodologia do trabalho de investigação foram empregados procedimentos dos estudos de casos, conforme as abordagens qualitativas da pesquisa educacional, com orientação teórico-metodológica do materialismo histórico dialético e a perspectiva histórico-cultural da educação escolar. O trabalho de campo em ambiente educacional foi realizado em uma escola pública com a participação de quatro professoras e suas classes de quarto ano o ensino fundamental. Os resultados da pesquisa indicam a ausência da cartografia no ensino de geografia para os anos iniciais da escola fundamental em decorrência da sua ausência na formação inicial dos professores, os quais enfrentam dificuldades relativas à disponibilidade de materiais didáticos adequados e aos conhecimentos específicos presentes no currículo proposto para o ensino de geografia.

Biografia do Autor

  • Sérgio Luiz Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Adjunto do IG-UFU na área de Ensino de Geografia. 

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A.. Etnografia da prática escolar. 9.a ed.. Campinas: Papirus, 2003.

ANDRÉ, Marli E. D. A.. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

BRASIL (País). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CRUZ NETO, Otávio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 51-66.

DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos Cedes, Campinas, n. 44, p. 85-106, 1998.

DUARTE, Newton (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores associados, 2000.

DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 18, p. 35-40, 2001a.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2001b.

DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (Por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 83, p. 601-625, agosto 2003.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FONTANA, Roseli A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. 3.a ed. Campinas, SP: Autores Asociados, 2000.

LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. 3. ed. Campinas: Papirus, 1993.

LÜDKE, Hermengarda [Menga]; ANDRÉ, Marli E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2007.

MIRANDA, Sérgio Luiz. Atlas escolares municipais: a moda e os professores. Cad. Cedes, Campinas, v.23, n. 60, Formação de professores e atlas municipais escolares, p. 231-245, agosto 2003. Disponível em: .

MIRANDA, Sérgio Luiz. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. Tese (Doutorado em Geografia). IGCE, Universidade Estadual Paulista-Unesp, Rio Claro, 2005.

MIRANDA, Sérgio Luiz. Geografia crítica e a formação de professores hoje no Brasil. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 11. Anais. Bogotá, 26 a 30 de março de 2007.

MIRANDA, Sérgio Luiz; OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de. Curso de extensão: Cartografia no ensino de geografia para as séries iniciais. Relatório de atividade de extensão. Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2008a, 27 páginas.

MIRANDA, Sérgio Luiz; OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de. Curso de extensão: Cartografia no ensino de geografia para as séries iniciais: práticas educativas: Relatório de atividade de extensão, Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008b, 38 páginas.

MIRANDA, Sérgio Luiz; Reis, Laura. 2009. A cartografia no currículo proposto para a geografia escolar e sua ausência na formação de professoras de séries iniciais do ensino fundamental. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 10. Porto Alegre-RS, 30 de agosto a 02 de setembro de 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Anais... Porto Alegre: UFRG, 2009, n.p., 17 p. [CDRom].

MIRANDA, Sérgio Luiz. A importância de conhecimentos específicos da cartografia na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. In: Congresso Brasileiro de Cartografia, 24. Aracaju – SE, 16 a 20 de maio de 2010. Hotel Parque dos Coqueiros. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, 2010, n.p., 6 p. [Cd-rom]

MIZUKAMI, Maria da G. Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986.

MIZUKAMI, Maria da G. Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, v. 12, 1996, p. 29-43.

PELISSARI, Maria A.. O diário de campo como instrumento de registro. S.l., mimeo., 1998.

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 12, p. 5-19, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHERDIN, Evandro. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 127-140, 1997.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Parte 3: Glossário pedagógico. Campinas: Autores Associados, 2008, p. 164-204.

SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 21-52.

SERRÃO, Maria Isabel Batista. Aprender a ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural. São Paulo: Cortez, 2006.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p. 79-91.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2.a ed. Trad. de Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

UBERLÂNDIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes básicas do ensino de geografia: 1.a a 8.a séries. Uberlândia: Secretaria Municipal de Educação; Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. Michael Cole et al.. Trad. por: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Bareto e Solange Castro Afeche. 6a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Versão norte-americana.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

16-11-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS PARA ABORDAGEM DO ESPAÇO LOCAL NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 47–71, 2010. DOI: 10.14393/REG-v1-2010-80798. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80798. Acesso em: 27 dez. 2025.