ESCOLA, DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E SOCIOESPACIAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-80656Palavras-chave:
Educação escolar, Geografia Crítica, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O presente artigo analisa as desigualdades educacionais no Brasil a partir do documentário Pro Dia Nascer Feliz (2006), dirigido por João Jardim, sob a ótica da Geografia Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo é compreender como as condições estruturais das escolas públicas impactam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento humano, evidenciando o caráter desigual e excludente do sistema educacional brasileiro. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em análise fílmica e revisão teórica de autores como Milton Santos, Newton Duarte e Lev Vigotski. Os resultados demonstram que a precariedade das condições escolares compromete a formação integral dos estudantes e reforça as desigualdades educacionais e socioespaciais. Verificou-se que a escola, em vez de atuar como instrumento de emancipação, frequentemente reproduz as desigualdades historicamente construídas pela lógica socioeconômica vigente. O estudo contribui para o debate sobre políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à equidade educacional e à valorização da escola pública como espaço de emancipação social.
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1998.
DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
JARDIM, João (Direção). Pro Dia Nascer Feliz. Brasil. Copacabana Filmes, 2006. Documentário.
JARDIM, João. Entrevista concedida à revista IDE. Revista de Psicanálise da SPPA, Porto Alegre, v. 34, n. 54, 2011. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062011000100003. Acesso em: 13 jul. 2025.
OLIVEIRA, Élida. Cresce número de escolas públicas sem banheiro e internet banda larga; 35,8 mil não têm coleta de esgoto. G1, 21 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/volta-as-aulas/noticia/2021/03/21/cresce-numero-de-escolas-publicas-sem-banheiro-e-internet-banda-larga-coleta-de-esgoto-nao-chega-a-358-mil-predios-escolares.ghtml. Acesso em: 13 jul. 2025.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Polyanne Stephanie dos Santos Machado, Devison Daniel Rodrigues Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


