ESCOLA, DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E SOCIOESPACIAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-80656

Palavras-chave:

Educação escolar, Geografia Crítica, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo analisa as desigualdades educacionais no Brasil a partir do documentário Pro Dia Nascer Feliz (2006), dirigido por João Jardim, sob a ótica da Geografia Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo é compreender como as condições estruturais das escolas públicas impactam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento humano, evidenciando o caráter desigual e excludente do sistema educacional brasileiro. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em análise fílmica e revisão teórica de autores como Milton Santos, Newton Duarte e Lev Vigotski. Os resultados demonstram que a precariedade das condições escolares compromete a formação integral dos estudantes e reforça as desigualdades educacionais e socioespaciais. Verificou-se que a escola, em vez de atuar como instrumento de emancipação, frequentemente reproduz as desigualdades historicamente construídas pela lógica socioeconômica vigente. O estudo contribui para o debate sobre políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à equidade educacional e à valorização da escola pública como espaço de emancipação social.

Biografia do Autor

  • Polyanne Stephanie dos Santos Machado, Universidade Federal de Uberlândia

    Discente do curso de graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Devison Daniel Rodrigues Silva , Universidade Federal de Uberlândia

    Discente do curso de graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

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Publicado

19-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESCOLA, DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E SOCIOESPACIAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 30, 2025. DOI: 10.14393/REG-v16-2025-80656. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80656. Acesso em: 24 dez. 2025.