CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO PALESTINA E SUA REPRESENTAÇÃO DIDÁTICA: MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA DO CONFLITO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-80141Palavras-chave:
Questão Palestina, Livro didático, Ensino de GeografiaResumo
Este trabalho traz contribuições conceituais e de conteúdos históricos e geográficos sobre o conflito entre Israel e Palestina e apresenta discussões acerca de representações sobre esse conflito, a partir de estudos que examinam criticamente a representação da Palestina em livros didáticos de Israel, de forma a colaborar com sua abordagem nas disciplinas escolares de Geografia e História, na educação básica brasileira. Inicialmente, de forma exploratória, contextualizam-se aspectos históricos e geográficos do conflito. Em seguida, centra-se nos estudos da israelense Nurit Peled-Elhanan (2019), a qual lança luz sobre a ideologia e propaganda presentes na educação israelense, de forma que auxilia a compreender como a invisibilidade e visibilidade da Palestina são retratadas nesses materiais educacionais, influenciando a percepção dos estudantes sobre a questão Palestina.
Referências
AL JAZEERA. Cronologia: O caminho para o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza. Al Jazeera Staf. 19 jan. 2025. Disponível em: https://www.aljazeera.com/features/2025/1/19/timeline-the-path-to-the-israel-hamas-ceasefire-deal-in-gaza. Acesso em 17 fev. 2025.
ALTMAN, Breno. Contra o Sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista. São Paulo: Editora Alameda, 2023.
CAMARGO, Cláudio. Guerras Árabe-israelenses. In: MAGNOLI, D. (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2013.
CHAUÍ, Marilena. Representação política e enfrentamento ao racismo. In: Seminário Temático - Representação Política e Enfrentamento ao Racismo. Salvador-BA: 2013.
Correio Braziliense. Líder do Hezbollah se reúne com chefes do Hamas e da Jihad Islâmica. Correio Braziliense – Mundo. Agence France-Presse. 25/10/2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/10/5137307-lider-do-hezbollah-se-reune-com-chefes-do-hamas-e-da-jihad-islamica.html. Acesso em: 17 abr. 2024.
FICK, Maggie. Número de mortos em Gaza é maior que o de contagem oficial, diz estudo. CNN Brasil. 10 jan. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/numero-de-mortos-em-gaza-e-maior-que-o-de-contagem-oficial-diz-estudo. Acesso em: 17 fev. 2025.
GHOSN, Ali Hussein. Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778. Acesso em: 10 jan. 2025.
LADEIRA, Francisco Fernandes. Conflito Israel-Palestina sob as lentes da Geografia Escolar. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas, v. 1, n. 39, p. 11-36, 6 jul. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/19861. Acesso em: 10 jul. 2025.
LAMESA, Maitê Pereira. Israel-Palestina: velhas perguntas sem novas respostas. In: MEI, Euduardo; SAINT-PIERRE, Héctor Luis. Dossiê de conflitos contemporâneos. Observatório de Conflitos - GEDES/UNESP, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://gedes-unesp.org/wp-content/uploads/2021/03/Dossiê-Obs.-Conflitos-v.-2-n.-1-2021-30-39.pdf. Acesso em 22 mar. 2024.
LEVITT, Matthew. Hamas: política, caridade e terrorismo a serviço da Jihad. Londres: Princeton University Press, 2007.
MUNDO EDUCAÇÃO. Palestina. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/palestina.htm. Acesso em: 03 jan. 2024.
NICHOLLS, Catherine. Situação no norte de Gaza é “apocalíptica”, alertam líderes da ONU. CNN Brasil. 1 nov. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/situacao-no-norte-de-gaza-e-apocaliptica-alertam-lideres-da-onu. Acesso em 17 fev. 2025.
NORTON, Augustus R. Hezbollah: A Short History. Princeton: Princeton University Press, 2009.
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia Para uma Re(li)gião. Sudene, Nordeste. Planejamento e conflitos de classe. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
OLIVEIRA, Gercyane. Política, Terrorismo e Guerra: Os Mitos e Verdades do Hezbollah. Opera Mundi, São Paulo, 17 nov. 2023. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/guerra-israel-x-palestina/83967/politica-terrorismo-e-guerra-os-mitos-e-verdades-do-hezbollah. Acesso em: 03 fev. 2024.
Organização das Nações Unidas (ONU). Gaza precisará de ao menos 10 anos para limpar terrenos minados por explosivos. ONU News. 23 jan. 2025. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2025/01/1843976 Acesso em: 17 fev. 2025.
OZ, Amós. Contra o fanatismo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
PAIK, Rocio. Ataque de Israel no Líbano mata alto comandante do Hezbollah. Opera Mundi, São Paulo, 8 de jan de 2024. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/guerra-israel-x-palestina/84872/ataque-de-israel-no-libano-mata-alto-comandante-do-hezbollah. Acesso em: 03/02/2024.
PAPPÉ, Ilan. A limpeza étnica da Palestina. São Paulo: Sudderman, 2019.
PELED-ELHANAN, Nutrit. Ideologia e propaganda na educação: os palestinos nos livros didáticos israelenses. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
PINSKY, Jaime. Origens do nacionalismo judaico. São Paulo: Hucitec, 1978.
RAHMAN, Sameena. 2023: o ano mais sangrento já vivido pelos palestinos da Cisjordânia. Opera Mundi, 2 de fev de 2024. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/guerra-israel-x-palestina/85384/2023-o-ano-mais-sangrento-ja-vivido-pelos-palestinos-da-cisjordania. Acesso em: 03 fev. 2024.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SALVADOR, Raony. Gaza enfrenta devastação ambiental sem precedentes após cessar-fogo. Revista Fórum, 17 fev. 2025. Disponível em: https://revistaforum.com.br/meioambiente/2025/2/17/gaza-enfrenta-devastao-ambiental-sem-precedentes-apos-cessar-fogo-174225.html. Acesso em: 17 fev. 2025.
SAND, Shlomo. A invenção do povo judeu: da Bíblia ao sionismo. São Paulo: Benvirá, 2011.
SANTOS, Renato Emerson dos. Ensino de Geografia e Currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre, n. 34, vol. 1, 2010. p. 141-160. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/315. Acesso em: 19 fev. 2024.
SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUI, Marilena. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. Brasil, Cortez Editora, 2016.
SCHIOCCHET, Leonardo; CARAMURU, Barbara. Al-Nakba: a criação de Israel e a catástrofe Palestina. Le Mond Diplomatique Brasil. 15. nov. 2023. Disponível em: https://diplomatique.org.br/al-nakba-criacao-israel-catastrofe-palestina. Acesso em: 19 fev. 2024.
TENÓRIO, Sayd Marcos. Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência. 2. ed. São Paulo: Anita Garibaldi; Instituto Brasil-Palestina (IBRASPAL), 2022.
VERDIER, Oriane. Gaza está inabitável e ONU não consegue determinar escala exata do desastre. Opera Mundi, 31 de jan de 2024. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/guerra-israel-x-palestina/85338/gaza-esta-inabitavel-e-onu-nao-consegue-determinar-escala-exata-do-desastre. Acesso em: 03 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Regina Gonçalves, Ali Hussein Ghosn

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


