CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO PALESTINA E SUA REPRESENTAÇÃO DIDÁTICA: MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA DO CONFLITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-80141

Palavras-chave:

Questão Palestina, Livro didático, Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho traz contribuições conceituais e de conteúdos históricos e geográficos sobre o conflito entre Israel e Palestina e apresenta discussões acerca de representações sobre esse conflito, a partir de estudos que examinam criticamente a representação da Palestina em livros didáticos de Israel, de forma a colaborar com sua abordagem nas disciplinas escolares de Geografia e História, na educação básica brasileira. Inicialmente, de forma exploratória, contextualizam-se aspectos históricos e geográficos do conflito. Em seguida, centra-se nos estudos da israelense Nurit Peled-Elhanan (2019), a qual lança luz sobre a ideologia e propaganda presentes na educação israelense, de forma que auxilia a compreender como a invisibilidade e visibilidade da Palestina são retratadas nesses materiais educacionais, influenciando a percepção dos estudantes sobre a questão Palestina.

Biografia do Autor

  • Ali Hussein Ghosn, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado no Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia, IGESC, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG

  • Amanda Regina Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

    Possui Graduação em Licenciatura em Geografia (2002) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro/SP), Mestrado em Educação e Doutorado em Geografia (2007) pela UNESP-Rio Claro-SP. Atua como Professora do Curso de Licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva (IGESC), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, atuando principalmente nas linhas de trabalho: Geografia Escolar; Formação de Professores, Cartografia Escolar, Currículo e Cultura e História da Disciplina Escolar da Geografia.

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Publicado

18-12-2025

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Seção

Artigos

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO PALESTINA E SUA REPRESENTAÇÃO DIDÁTICA: MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA DO CONFLITO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 30, 2025. DOI: 10.14393/REG-v16-2025-80141. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80141. Acesso em: 26 dez. 2025.