DO QUADRADO AO CONCRETO: APRENDENDO ESCALAS CARTOGRÁFICAS A PARTIR DOS MOSAICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-79437

Palavras-chave:

Prática de ensino, Inclusão, Escalas, Mosaico

Resumo

As escalas cartográficas são ferramentas de precisão utilizadas para representar fenômenos geográficos. Elas são fundamentais para representar a razão da distância medida entre um objeto num mapa/gráfico e a sua dimensão na realidade, e adquirem destacada importância na Educação Básica por estabelecer as primeiras noções de localização e espaço. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é apresentar a prática de ensino de geografia sobre escala cartográfica utilizando a arte visual do mosaico pixel, que permitiu mobilizar os conhecimentos sobre escalas cartográfica e geográfica, aprender a técnica do mosaico partindo do “quadrado” do papel milimetrado e transformando-os em figuras reais, “concretas”, na construção de um mural na Universidade Federal de Sergipe, campus Alberto Carvalho. A ideia surgiu desde a minha experiência como artista mosaicista e movida pela curiosidade dos/as licenciando/as envolvidos no Programa de Apoio aos Licenciandos(as) na Escola, núcleo Geografizar a formação docente numa perspectiva crítica, composto por seis bolsistas, trabalhando a práxis (teoria e prática) geográfica para aprender e apreender o conceito e aplicabilidade a fim de realizar a transposição didática de forma aprofundada e com possibilidades de inclusão concreta para todas as pessoas envolvidas, inclusive aquelas com deficiência visual.

Biografia do Autor

  • Laiany Rose Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, multiartista que atua nas áreas de teatro, dança no Grupo de Maracatu Baque Mulher, é artista plástica mosaicista e de arte têxtil. Atuou como professora do ensino fundamental da disciplina de Geografia. Atua como professora formadora do Programa Escola da Terra, de formação continuada para professores(as) do campo, quilombolas e indígenas. Professora do Departamento de Geografia de Itabaiana - DGEI/UFS. Também é pesquisadora do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO, vinculada aos Grupos de Trabalho - GTs: "Feminismos, Resistencias y Procesos Emancipatorios en Latino America y Caribe" e do Grupo de Trabalho "Estudios Críticos del Desarollo Rural".

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Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DO QUADRADO AO CONCRETO: APRENDENDO ESCALAS CARTOGRÁFICAS A PARTIR DOS MOSAICOS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 30, 2025. DOI: 10.14393/REG-v16-2025-79437. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79437. Acesso em: 16 dez. 2025.