DO QUADRADO AO CONCRETO: APRENDENDO ESCALAS CARTOGRÁFICAS A PARTIR DOS MOSAICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-79437Palavras-chave:
Prática de ensino, Inclusão, Escalas, MosaicoResumo
As escalas cartográficas são ferramentas de precisão utilizadas para representar fenômenos geográficos. Elas são fundamentais para representar a razão da distância medida entre um objeto num mapa/gráfico e a sua dimensão na realidade, e adquirem destacada importância na Educação Básica por estabelecer as primeiras noções de localização e espaço. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é apresentar a prática de ensino de geografia sobre escala cartográfica utilizando a arte visual do mosaico pixel, que permitiu mobilizar os conhecimentos sobre escalas cartográfica e geográfica, aprender a técnica do mosaico partindo do “quadrado” do papel milimetrado e transformando-os em figuras reais, “concretas”, na construção de um mural na Universidade Federal de Sergipe, campus Alberto Carvalho. A ideia surgiu desde a minha experiência como artista mosaicista e movida pela curiosidade dos/as licenciando/as envolvidos no Programa de Apoio aos Licenciandos(as) na Escola, núcleo Geografizar a formação docente numa perspectiva crítica, composto por seis bolsistas, trabalhando a práxis (teoria e prática) geográfica para aprender e apreender o conceito e aplicabilidade a fim de realizar a transposição didática de forma aprofundada e com possibilidades de inclusão concreta para todas as pessoas envolvidas, inclusive aquelas com deficiência visual.
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