DO QUADRADO AO CONCRETO: APRENDENDO ESCALAS CARTOGRÁFICAS A PARTIR DOS MOSAICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-79437Keywords:
Prática de ensino, Inclusão, Escalas, MosaicoAbstract
As escalas cartográficas são ferramentas de precisão utilizadas para representar fenômenos geográficos. Elas são fundamentais para representar a razão da distância medida entre um objeto num mapa/gráfico e a sua dimensão na realidade, e adquirem destacada importância na Educação Básica por estabelecer as primeiras noções de localização e espaço. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é apresentar a prática de ensino de geografia sobre escala cartográfica utilizando a arte visual do mosaico pixel, que permitiu mobilizar os conhecimentos sobre escalas cartográfica e geográfica, aprender a técnica do mosaico partindo do “quadrado” do papel milimetrado e transformando-os em figuras reais, “concretas”, na construção de um mural na Universidade Federal de Sergipe, campus Alberto Carvalho. A ideia surgiu desde a minha experiência como artista mosaicista e movida pela curiosidade dos/as licenciando/as envolvidos no Programa de Apoio aos Licenciandos(as) na Escola, núcleo Geografizar a formação docente numa perspectiva crítica, composto por seis bolsistas, trabalhando a práxis (teoria e prática) geográfica para aprender e apreender o conceito e aplicabilidade a fim de realizar a transposição didática de forma aprofundada e com possibilidades de inclusão concreta para todas as pessoas envolvidas, inclusive aquelas com deficiência visual.
References
BRAGA, Rosalina Batista. Tensões e interações entre o saber científico e o escolar: considerações sobre o ensino de Geografia. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ENDIPE, 2010. p. 392-411.
CASTRO. Iná Elias de. Escala e pesquisa na geografia. Problema ou solução? Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 87-100, 2014. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2014.2435
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 1997.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia escolar crítica. In: 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2007, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2007. Disponível em: https://www.arquivo.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-cartografia-escolar-critica.pdf. Acesso em 09 nov. 2025.
GOMES, Viviane Caetano Ferreira; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. Entre a geografia acadêmica e a geografia escolar: a prática no contexto da formação inicial docente em geografia. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2019. p. 3837-3848. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/download/3203/3068/13168. Acesso em 21 ago. 2025.
MARQUES, Américo José; GALO, Maria de Lourdes Bueno Trindade. Escala geográfica e escala cartográfica: distinção necessária. Boletim de Geografia, Maringá, v. 26/27, n. 1, p. 47-55, 2009. https://doi.org/10.4025/bolgeogr.v0i0.7998
MELAZZO, Everaldo Santos; CASTRO, Cloves Alexandre. A escala geográfica: noção, conceito ou teoria?. Revista Terra Livre, Presidente Prudente, v. 2, n. 29, p. 133-142, ago/dez, 2007. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/244/228. Acesso em 21 ago. 2025.
SANTOS, Laiany Rose Souza. Arte, Maternagem e Quarentena. In: GOETTER et al. (Org). Geografiando afetos: escritos, imagens, intensidades. Porto Alegre: Total Books, 2022.
SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte; TAVARES, Isis Moura; VENSKE, Marise Lecheta. Plano de Educação de Artes. Prefeitura Municipal de Piraquara, Secretaria Municipal de Educação, 2016.
SMITH, Neil. Contornos de uma política espacializada: veículos dos sem teto e produção da escala geográfica. In: ARANTES, A. A. (org.) O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.
SILVEIRA, María Laura. Escala geográfica: da ação ao império? In: Revista Terra Livre, Presidente Prudente, v. 2, n. 23, p. 87-96, 2004. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/195/179. Acesso em 21 ago. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Laiany Rose Souza Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


