ESPAÇO GEOGRÁFICO E PAISAGEM: DA ACADEMIA PARA A SALA DE AULA

Autores

  • Pedro Crist Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Simone Koniski Guimarães Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Susana Aparecida Fagundes de Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78705

Palavras-chave:

Espaço Geográfico, Geografia, Livro Didático, Paisagem

Resumo

O presente artigo tem por escopo analisar a relação entre as discussões realizadas no âmbito acadêmico e aquelas propostas para a educação básica por intermédio do livro didático. Esta análise é realizada a partir de dois dos principais conceitos utilizados para dar inteligibilidade aos fenômenos estudados pela Geografia: Espaço Geográfico e Paisagem.  Parte do confronto entre as discussões realizadas na pós-graduação e as abordagens e concepções adotadas no livro didático de geografia do 6º ano do Ensino Fundamental da coleção Projeto Araribá (PROJETO ARARIBÁ, 2010). A partir da análise realizada observa-se que, enquanto a geografia acadêmica está sendo posta constantemente em discussão, a geografia escolar – quando mediada apenas pelo livro didático – visa apresentar os conceitos como noções básicas e pressupõem a continuidade da reflexão e o aprofundamento das discussões nas séries seguintes.

Biografia do Autor

  • Pedro Crist, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Mestrando em Gestão do Território pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciado em Geografia pela UEPG

  • Simone Koniski Guimarães, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Mestranda em Gestão do Território pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Geografia pela UEPG. E-mail: simonekoniski@gmail.com

  • Susana Aparecida Fagundes de , Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Mestranda em Gestão do Território pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Geografia pela UEPG.

Referências

ANDREIS, A. M. Ensino de Geografia: fronteiras e horizontes. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura: Imprensa Livre, 2012. 216p.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: geografia: ensino fundamental: anos finais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. 144 p.: il. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014>. Acesso em: 03 ago. 2015.

______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. PNLD 2014 - Coleções mais distribuídas por componente curricular. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/125-guias?download=8499:colecoes-mais-distribuidas-por-componente-curricular-ensino-fundamental>. Acesso em: 01 ago. 2015.

CALLAI, H. C. Apresentação. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

CASTELLAR, S., VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16. ed. Campinas: Papirus, 2010. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

ESCOLAR, M. Problemas de legitimação científica na produção geográfica da realidade social. In: ESCOLAR, M. Crítica do discurso geográfico. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 09-47.

JOVCHELOVITCH, S. Introdução. 1 Saber, Afeto e Interação. In: JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber. Representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 19-77.

MASSEY, D. B. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MONTEIRO, C. A. de F. Geossistemas: A história de uma procura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

NOGUÉ, J.; ROMERO, J. Otras geografías, outros tiempos. Nuevas y viejas preguntas, viejas y nuevas respuestas. In: NOGUÉ, J.; ROMERO, J. (Org.). Las otras Geografías. Valencia: Ed. Tirant La Blanch, 2006. p. 15-50.

PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica de Geografia. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_geo.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015.

PINA, P. P. G. do N. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia – João Pessoa, 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2009. Disponível em: <http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/paula_priscila.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2015.

PROJETO ARARIBÁ: geografia: ensino fundamental / obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor executivo: Fernando Carlo Vedovate. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. (6º ano).

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: <https://geografiamb2.files.wordpress.com/2009/03/metamorfose_do_espaco_habitado_-__milton_santos.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2015.

SILVA, A. C. da. As categorias como fundamentos do conhecimento geográfico. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. de (Org.). O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986. p. 25-37.

SOUZA, M. L. de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 09-62. (Espaço geográfico. Paisagem).

Downloads

Publicado

01-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESPAÇO GEOGRÁFICO E PAISAGEM: DA ACADEMIA PARA A SALA DE AULA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 117–126, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78705. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78705. Acesso em: 25 dez. 2025.