ESPAÇO GEOGRÁFICO E PAISAGEM: DA ACADEMIA PARA A SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78705Palavras-chave:
Espaço Geográfico, Geografia, Livro Didático, PaisagemResumo
O presente artigo tem por escopo analisar a relação entre as discussões realizadas no âmbito acadêmico e aquelas propostas para a educação básica por intermédio do livro didático. Esta análise é realizada a partir de dois dos principais conceitos utilizados para dar inteligibilidade aos fenômenos estudados pela Geografia: Espaço Geográfico e Paisagem. Parte do confronto entre as discussões realizadas na pós-graduação e as abordagens e concepções adotadas no livro didático de geografia do 6º ano do Ensino Fundamental da coleção Projeto Araribá (PROJETO ARARIBÁ, 2010). A partir da análise realizada observa-se que, enquanto a geografia acadêmica está sendo posta constantemente em discussão, a geografia escolar – quando mediada apenas pelo livro didático – visa apresentar os conceitos como noções básicas e pressupõem a continuidade da reflexão e o aprofundamento das discussões nas séries seguintes.
Referências
ANDREIS, A. M. Ensino de Geografia: fronteiras e horizontes. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura: Imprensa Livre, 2012. 216p.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: geografia: ensino fundamental: anos finais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. 144 p.: il. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014>. Acesso em: 03 ago. 2015.
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. PNLD 2014 - Coleções mais distribuídas por componente curricular. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/125-guias?download=8499:colecoes-mais-distribuidas-por-componente-curricular-ensino-fundamental>. Acesso em: 01 ago. 2015.
CALLAI, H. C. Apresentação. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
CASTELLAR, S., VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16. ed. Campinas: Papirus, 2010. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
ESCOLAR, M. Problemas de legitimação científica na produção geográfica da realidade social. In: ESCOLAR, M. Crítica do discurso geográfico. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 09-47.
JOVCHELOVITCH, S. Introdução. 1 Saber, Afeto e Interação. In: JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber. Representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 19-77.
MASSEY, D. B. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MONTEIRO, C. A. de F. Geossistemas: A história de uma procura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
NOGUÉ, J.; ROMERO, J. Otras geografías, outros tiempos. Nuevas y viejas preguntas, viejas y nuevas respuestas. In: NOGUÉ, J.; ROMERO, J. (Org.). Las otras Geografías. Valencia: Ed. Tirant La Blanch, 2006. p. 15-50.
PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica de Geografia. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_geo.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015.
PINA, P. P. G. do N. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia – João Pessoa, 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2009. Disponível em: <http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/paula_priscila.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2015.
PROJETO ARARIBÁ: geografia: ensino fundamental / obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor executivo: Fernando Carlo Vedovate. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. (6º ano).
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: <https://geografiamb2.files.wordpress.com/2009/03/metamorfose_do_espaco_habitado_-__milton_santos.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2015.
SILVA, A. C. da. As categorias como fundamentos do conhecimento geográfico. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. de (Org.). O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986. p. 25-37.
SOUZA, M. L. de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 09-62. (Espaço geográfico. Paisagem).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


