O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA DE ROTEIRO PARA TRABALHO EM AULA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78682Palavras-chave:
Geografia, Filme, EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir possibilidades para se utilizar filmes como recurso didático nas aulas de Geografia de maneira mais atrativa e significativa para o aluno e para a abordagem de diversos conteúdos geográficos. A metodologia deste trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica com análise e interpretação de propostas de utilização de filmes em sala de aula para, em seguida, elaborar proposta de roteiros de trabalho com filmes para objetivos e conteúdos específicos de Geografia no currículo da educação básica. Apresentamos os roteiros para trabalho em aula propostos para três filmes selecionados: Central do Brasil, O jarro e Os sem-floresta. Considera-se que quando o filme é utilizado em aula com metodologia, conteúdos e objetivos de ensino adequados, as aulas de Geografia podem ser mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas e as aprendizagens dos alunos mais efetivas, cabendo ao professor refletir sobre sua prática e decidir qual o melhor caminho para o processo de ensino-aprendizagem.
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