O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA DE ROTEIRO PARA TRABALHO EM AULA

Autores

  • Rossandra Rodrigues Votto Universidade Federal do Rio Grande
  • Elisângela de Felippe Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78682

Palavras-chave:

Geografia, Filme, Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir possibilidades para se utilizar filmes como recurso didático nas aulas de Geografia de maneira mais atrativa e significativa para o aluno e para a abordagem de diversos conteúdos geográficos. A metodologia deste trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica com análise e interpretação de propostas de utilização de filmes em sala de aula para, em seguida, elaborar proposta de roteiros de trabalho com filmes para objetivos e conteúdos específicos de Geografia no currículo da educação básica. Apresentamos os roteiros para trabalho em aula propostos para três filmes selecionados: Central do Brasil, O jarro e Os sem-floresta. Considera-se que quando o filme é utilizado em aula com metodologia, conteúdos e objetivos de ensino adequados, as aulas de Geografia podem ser mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas e as aprendizagens dos alunos mais efetivas, cabendo ao professor refletir sobre sua prática e decidir qual o melhor caminho para o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Rossandra Rodrigues Votto, Universidade Federal do Rio Grande

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

  • Elisângela de Felippe Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; docente dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Referências

BARBOSA, J. L. Geografia e Cinema: em busca da aproximação e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.) A Geografia na Sala de Aula. 8ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAMPOS, J. B. e D’ALENCAR, R. S. Velhice e trabalho: A informalidade como (re) aproveitamento do descartado. In: Revista Estudos Interdisciplinares. Porto Alegre, v. 10, 2006. Disponível em: www.seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/download/4794/2700. Acesso em: 10 junho 2017.

CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (org.) Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

FIORAVANTE, K. E. Ensino de geografia e cinema: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, nº. 12, p. 209-233, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/360/212>. Acesso em: 15 de julho 2017.

MOREIRA, T. A. Ensino de Geografia com o uso de filmes no Brasil. Revista do Departamento de Geografia – USP, v. 23, p. 55.82, 2012.. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio 2017.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

PONTUSCHKA, N.; PAGANELLI, Y.; CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PRESS, F. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Downloads

Publicado

18-02-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA DE ROTEIRO PARA TRABALHO EM AULA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 206–224, 2018. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78682. Acesso em: 6 dez. 2025.