O PAPEL DO PROFESSOR E CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NAS RUPTURAS ESPACIAL E TEMPORAL ADVINDAS DA TRANSIÇÃO DA MODERNIDADE

Autores/as

  • Cleber Abreu da Silva Professor de Geografia da rede pública municipal de Juiz de Fora - MG
  • Gilmar Vianella Professor de Geografia da rede pública municipal de Juiz de Fora - MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78674

Palabras clave:

Geografia, Formação de Professores, Currículo

Resumen

Em um ambiente de grandes mudanças o capitalismo determinou a massificação na formação das pessoas, sendo que a escola foi o primeiro espaço em que ocorreu o recebimento dessa massa, compreendida pelos mais heterogêneos grupos. À luz dessas mudanças, a abordagem geográfica com suas importantes ca

Em um ambiente de grandes mudanças o capitalismo determinou a massificação na formação das pessoas, sendo que a escola foi o primeiro espaço em que ocorreu o recebimento dessa massa, compreendida pelos mais heterogêneos grupos. À luz dessas mudanças, a abordagem geográfica com suas importantes categorias potencialmente transformadoras das localidades, hoje fortemente influenciadas pela globalidade, têm um vasto papel a desempenhar. Por isso defende-se a necessidade de se construir uma repolitização da formação de professores e do currículo de geografia, com a intenção de construir uma epistemologia que verdadeiramente emancipe as pessoas ou, do contrário, a geografia como conteúdo escolar perderá sentido.

tegorias potencialmente transformadoras das localidades, hoje fortemente influenciadas pela globalidade, têm um vasto papel a desempenhar. Por isso defende-se a necessidade de se construir uma repolitização da formação de professores e do currículo de geografia, com a intenção de construir uma epistemologia que verdadeiramente emancipe as pessoas ou, do contrário, a geografia como conteúdo escolar perderá sentido.

Biografía del autor/a

  • Cleber Abreu da Silva, Professor de Geografia da rede pública municipal de Juiz de Fora - MG

    Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alfenas - MG (UNIFAL). Professor de Geografia da rede pública municipal de Juiz de Fora - MG

  • Gilmar Vianella, Professor de Geografia da rede pública municipal de Juiz de Fora - MG

    Especialista em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG (CESJF). Professor de Geografia das redes pública e privada de Juiz de Fora - MG

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Publicado

2018-02-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O PAPEL DO PROFESSOR E CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NAS RUPTURAS ESPACIAL E TEMPORAL ADVINDAS DA TRANSIÇÃO DA MODERNIDADE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 123–133, 2018. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78674. Acesso em: 6 dec. 2025.