O PAPEL DO PROFESSOR E CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NAS RUPTURAS ESPACIAL E TEMPORAL ADVINDAS DA TRANSIÇÃO DA MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78674Palabras clave:
Geografia, Formação de Professores, CurrículoResumen
Em um ambiente de grandes mudanças o capitalismo determinou a massificação na formação das pessoas, sendo que a escola foi o primeiro espaço em que ocorreu o recebimento dessa massa, compreendida pelos mais heterogêneos grupos. À luz dessas mudanças, a abordagem geográfica com suas importantes ca
Em um ambiente de grandes mudanças o capitalismo determinou a massificação na formação das pessoas, sendo que a escola foi o primeiro espaço em que ocorreu o recebimento dessa massa, compreendida pelos mais heterogêneos grupos. À luz dessas mudanças, a abordagem geográfica com suas importantes categorias potencialmente transformadoras das localidades, hoje fortemente influenciadas pela globalidade, têm um vasto papel a desempenhar. Por isso defende-se a necessidade de se construir uma repolitização da formação de professores e do currículo de geografia, com a intenção de construir uma epistemologia que verdadeiramente emancipe as pessoas ou, do contrário, a geografia como conteúdo escolar perderá sentido.
tegorias potencialmente transformadoras das localidades, hoje fortemente influenciadas pela globalidade, têm um vasto papel a desempenhar. Por isso defende-se a necessidade de se construir uma repolitização da formação de professores e do currículo de geografia, com a intenção de construir uma epistemologia que verdadeiramente emancipe as pessoas ou, do contrário, a geografia como conteúdo escolar perderá sentido.
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