THE ROLE OF THE TEACHER AND THE GEOGRAPHY CURRICULUM IN THE SPATIAL AND TEMPORAL RUPTURES ARISING FROM THE TRANSITION OF MODERNITY
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78674Keywords:
Geography, Teacher Training, CurriculumAbstract
In an environment of great changes capitalism determined the massification in the formation of the people, being that the school was the first one that received the mass, understood by the most heterogeneous groups. In the light of these changes, the geographical approach with its potentially transforming categories of localities, have a vast role to play. Therefore, the need to build a repolitization of teacher education and geography curriculum is defended, with the intention of constructing an epistemology that truly emancipates people, otherwise geography as a school content will lose its meaning.
References
ARRETCHE, M. Estado federativo e políticas sociais: determinantes da descentralização. 3ª ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011.
ARROYO, M. Currículo: território em disputa. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
______. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BONAFÉ, J. M. A cidade no currículo e o currículo na cidade. In: SACRISTÁN, J. G. (Org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. v.1. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2010.
ENGUITA, M. F. As forças em ação: sociedade, economia e currículo. In: SACRISTÁN, J. G. (Org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In: GATTI, B. et al. (Orgs). Por uma política nacional de formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
______. Condição pós-moderna: uma perspectiva sobre as origens da mudança cultural. 25ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
______. O neoliberalismo: histórias e implicações. 4ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
LIBÂNEO, J. As relações “dentro-fora” na escola ou as interfaces entre práticas socioculturais e ensino. In: LIBÂNEO, J.; ALVES, N. (Orgs). Temas da pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
______. Licenciatura em pedagogia: a ausência dos conteúdos específicos do ensino fundamental. In: GATTI, B. et al. (Orgs). Por uma política nacional de formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. et al. (Orgs). Por uma política nacional de formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
PERRENOUD, P. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomada de consciência. In: PERRENOUD, P. et al. (Orgs). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo. Edusp, 2014.
______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
TRAGTENBERG, M. Educação e burocracia. São Paulo: Editora da Unesp, 2012.
VESENTINI, J. W. Realidades e perspectivas do ensino de geografia no Brasil. In: ______ (Org). O ensino de geografia no século XXI. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


