A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE-FRANCISCO BELTRÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78673Palabras clave:
Formação de professores de Geografia, Contexto escolar, Experiências educativas formativasResumen
O presente artigo visa analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão. O Pibid proporciona aos sujeitos envolvidos um contato mais intenso com a realidade escolar e suas complexidades oportunizando um rico processo de formação. Para a realização desta pesquisa foi feita revisão bibliográfica sobre o tema, aplicado questionário com 32 (trinta e dois) bolsistas de iniciação à docência (licenciandos) e realizadas entrevistas com 6 (seis) professoras da educação básica que participam ou já participaram como supervisoras do subprojeto Pibid de Geografia. A análise dos questionários e entrevistas foi amparada por autores que discutem a formação de professores, como Freire (2008), Libâneo (1994), Luckesi (2010) e Tardif (2010), e leitura das principais Portarias Normativas da Capes vinculadas ao Pibid. Por meio da pesquisa, foi possível verificar que o Pibid é um programa importante, sobretudo por estreitar o diálogo entre escola e universidade, além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas, algo importantíssimo em um contexto histórico pouco propício à formação e à consolidação de programas de apoio à formação docente no Brasil.
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