A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE-FRANCISCO BELTRÃO

Autores/as

  • Taís Burggrever Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Najla Mehanna Mormul Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78673

Palabras clave:

Formação de professores de Geografia, Contexto escolar, Experiências educativas formativas

Resumen

O presente artigo visa analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão. O Pibid proporciona aos sujeitos envolvidos um contato mais intenso com a realidade escolar e suas complexidades oportunizando um rico processo de formação. Para a realização desta pesquisa foi feita revisão bibliográfica sobre o tema, aplicado questionário com 32 (trinta e dois) bolsistas de iniciação à docência (licenciandos) e realizadas entrevistas com 6 (seis) professoras da educação básica que participam ou já participaram como supervisoras do subprojeto Pibid de Geografia. A análise dos questionários e entrevistas foi amparada por autores que discutem a formação de professores, como Freire (2008), Libâneo (1994), Luckesi (2010) e Tardif (2010), e leitura das principais Portarias Normativas da Capes vinculadas ao Pibid. Por meio da pesquisa, foi possível verificar que o Pibid é um programa importante, sobretudo por estreitar o diálogo entre escola e universidade, além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas, algo importantíssimo em um contexto histórico pouco propício à formação e à consolidação de programas de apoio à formação docente no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Taís Burggrever, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão/PR

  • Najla Mehanna Mormul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão; coordenadora de área do PIBIB no subprojeto Geografia. 

Referencias

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Publicado

2018-02-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE-FRANCISCO BELTRÃO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 98–122, 2018. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78673. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78673. Acesso em: 6 dec. 2025.