A MEGAMINERAÇÃO E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO AVALIACÃO SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78671Keywords:
Mineração a céu aberto, Desenho Curricular, Avaliação significativa, Didática da GeografiaAbstract
A megamineração a céu aberto, enquanto atividade econômica primária de caráter extrativo na Argentina, é uma temática importante no ensino da Geografia Escolar na Província de Buenos Aires-Argentina. A abordagem proposta recomenda uma problematização da temática que articulem diferentes variáveis (econômicas, sociais, ambientais e políticas) e permita alcançar em sua concepção didática a complexidade necessária, isto é, a multiperspectiva, a multicausalidade e a diversidade dos atores sociais. Assim, considerando tanto os conteúdos e enfoques epistemológicos dominantes no currículo oficial quanto as inovações metodológicas para o ensino de geografia, o objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma proposta didática centrada na avaliação significativa e na produção de vídeos pelos estudantes a partir de trabalho desenvolvido em uma escola na cidade de Mar Del Plata, na Província de Buenos Aires, Argentina. A temática é trabalhada desde a elaboração de roteiros pelos alunos até a edição final de vídeos originais nos quais eles mesmos atuam, para finalizar com uma co-avaliação entre todos os estudantes e o professor. Os resultados desse trabalho apontam que a proposta didática contribui de forma relevante para a consideração também da avaliação na triangulação metodológica defendida pela Didática da Geografia hoje para se avançar na mudança de paradigma que a disciplina escolar reclama.
References
BENEJAM, Pilar (coord.). Enseñar y aprender Ciencias Sociales: Geografía e Historia en la Educación Secundaria. Barcelona, España: Ed. Horsori, Universidat de Barcelona, 2011.
BUENOS AIRES (Província). Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires. Diseño Curricular de Geografía de 5to año. La Plata: Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008.
CASO, Maria. V. Fernández. Discursos y prácticas en la construcción de un temario escolar en Geografía. In: CASO, Maria V. Fernández;
GUREVICH, Raquel (coords.). Geografía: Nuevos temas, nuevas preguntas: un temario para su enseñansa. Buenos Aires, Argentina: Ed. Biblos, 2007.
CELMAN, Susana. ¿Es posible mejorar la evaluación y transformarla en herramienta de conocimiento? In: CAMILLONI, Alicia R. W. de; CELMAN, Susana; LITWIN, Edith; MATÉ, M. del Carmen Palou de. La evaluación de los aprendizajes en el debate didáctico contemporáneo. Buenos Aires, Argentina: Editorial Paidós, 1998.
ERNST, A. La representación de roles en la enseñanza. Buenos Aires, Argentina: Ed. Kapelusz, 1980.
GAITE, Maria J. Marrón. Juegos y técnicas de simulación. In: GAITE, Maria J. Marrón; JIMÉNEZ, Antonio Moreno (coord.s). Enseñar Geografía: de la teoría a la práctica. Madrid, España: Ed. Síntesis,1996.
GÓMEZ, Á. Pérez. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid, España: Ed. Morata, 1999.
LITWIN, E.. El oficio de enseñar: contenidos y contextos. Buenos Aires: Paidós, 2008.
MÉNDEZ, J. M. Álvarez. Evaluar para conocer. Examinar para excluir. Madrid, España: Ed. Morata, 2001.
PARRA, Daniel Martínez. La potencialidad didáctica de los juegos de rol para la enseñanza aprendizaje de las Ciencias Sociales. Tesis de Maestría en Profesorado de Educación Secundaria. Especialidad de Ciencias Sociales: Geografía e Historia. Universidad de Almería. España, 2012.
PRIETO, María; LORDA, María. Propuesta metodológica para la enseñanza de la problemática ambiental como contenido programático en la educación geográfica. Revista Universitaria de Geografía, Argentina, v. 12, n. 1, p. 11-30, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


