A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICO-DISCURSIVA SOBRE O NORDESTE NOS TEXTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Filipe Santos Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Célia Regina Batista dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Nacelice Barbosa Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-78355

Palavras-chave:

Região, Semiárido, Ensino de Geografia, Livro didático

Resumo

O Nordeste resultado da construção imagético-discursiva resulta na invenção de uma Região, definida pelos aspectos destoantes da realidade. Buscou-se explicar o processo, mediante a leitura e análise dos textos dos livros didáticos de geografia, do ensino fundamental II e médio, abalizando como cada autor contribui para referendar a ideia construída e consolidar no imaginário social a compreensão de um espaço definido por elementos depreciativos, isto é, fome, miséria, pobreza, paisagem ressequida, em decorrência das especificidades climáticas. A pesquisa bibliográfica viabilizou o aprofundamento das definições conceituais, assim como, a seleção e leitura dos livros didáticos, associadas ao levantamento de dados das estimativas e dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise realizada constatou que o recurso pedagógico, ao mesmo tempo em que permite viabilizar a produção do conhecimento em sala de aula, pode se constituir em perigoso instrumento da construção imagético-discursiva se expuser estigmas e estereótipos, alicerçados em conteúdos regionais desviante da realidade.

Biografia do Autor

  • Filipe Santos Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

    Graduando do curso de licenciatura em Geografia, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

  • Célia Regina Batista dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

    Doutora em Educação, Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

  • Nacelice Barbosa Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

    Doutora em Geografia, Professora Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICO-DISCURSIVA SOBRE O NORDESTE NOS TEXTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 28, p. 55–76, 2025. DOI: 10.14393/REG-v15-2024-78355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78355. Acesso em: 24 dez. 2025.