A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICO-DISCURSIVA SOBRE O NORDESTE NOS TEXTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-78355Palavras-chave:
Região, Semiárido, Ensino de Geografia, Livro didáticoResumo
O Nordeste resultado da construção imagético-discursiva resulta na invenção de uma Região, definida pelos aspectos destoantes da realidade. Buscou-se explicar o processo, mediante a leitura e análise dos textos dos livros didáticos de geografia, do ensino fundamental II e médio, abalizando como cada autor contribui para referendar a ideia construída e consolidar no imaginário social a compreensão de um espaço definido por elementos depreciativos, isto é, fome, miséria, pobreza, paisagem ressequida, em decorrência das especificidades climáticas. A pesquisa bibliográfica viabilizou o aprofundamento das definições conceituais, assim como, a seleção e leitura dos livros didáticos, associadas ao levantamento de dados das estimativas e dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise realizada constatou que o recurso pedagógico, ao mesmo tempo em que permite viabilizar a produção do conhecimento em sala de aula, pode se constituir em perigoso instrumento da construção imagético-discursiva se expuser estigmas e estereótipos, alicerçados em conteúdos regionais desviante da realidade.
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