ENTRE PERCEPÇÕES E REFLEXÕES: UM OLHAR SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO DO MARANHÃO

Autores/as

  • Vanessa Reis Barboza Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Ceália Cristine dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-78352

Palabras clave:

Geografia escolar, Prática pedagógica, Recursos didático/tecnológicos

Resumen

O presente estudo apresenta uma abordagem analítica das metodologias utilizadas pelos educadores no ensino de geografia. Com a intensificação de mudanças e transformações no âmbito educacional, especificamente no ensino de geografia, observa-se que ainda há predominância do método tradicional. Desse modo, o presente estudo teve como principal objetivo analisar as metodologias do ensino de Geografia do ensino fundamental de escolas públicas municipais de São Luís Gonzaga do Maranhão. Para desenvolvimento deste estudo, no primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico e documental (PCN’s e BNCC), o qual baseou-se nas reflexões de autores que abordam as metodologias e o ensino de geografia. No segundo momento realizou-se a pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários com os professores e análise dos seus planejamentos de aula nas Escolas Municipais: E. M. João Sales; E. M. Reunida Herculano Parga e E. M. Luiz Rocha, localizadas no centro da cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão. Diante dos escassos recursos didáticos/tecnológicos nas escolas, o livro didático se destaca como principal e mais utilizado, contudo, insuficiente para a demanda dos conteúdos geográficos. Neste sentido, as aulas têm se tornado enfadonhas e sem dinamicidade, o que tem provocado o desinteresse por parte dos alunos pela disciplina. Percebe-se, portanto, a necessidade de reflexões que possam alterar a realidade escolar, com a inclusão de novos métodos de ensino, para que seja possível romper com a apatia do ensino e melhorar com o processo de ensino-aprendizagem da geografia.

Biografía del autor/a

  • Vanessa Reis Barboza, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Licenciada em Ciências Humanas com habilitação em Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Bacabal

  • Ceália Cristine dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Doutora em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Bacabal, Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia

Referencias

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. Século de prática de ensino de Geografia: permanências e mudanças. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.s). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BARBOSA, Maria Edivani Silva. A geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 83, jan./jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília-DF: MEC-SEF, 1998.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educar em Revista, p. 117-120, 1993.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Seminário nacional: currículo em movimento, I. Perspectivas Atuais. Anais... Belo Horizonte, 2009, p. 1-13.

_________. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18º ed. Campinas-SP: Papirus, 2013.

COUTINHO, Joseane Scheila; CIGOLLINI, A. A. Alternativas metodológicas para o ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. Governo do Paraná, 2014.

MENDES, Marlene P. B. da Silva; SCABELLO, Andréa Lourdes Monteiro. As metodologias de ensino de geografia e os problemas de aprendizagem: a questão da apatia. Revista Form@ re-Parfor/UFPI, v. 3, n. 2, 2015.

DI MAIO, Angelica Carvalho; SETZER, Alberto W. Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 2, p. 211-241, 2011.

OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de geografia: um retardo desnecessário. A geografia na sala de aula. 9. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia: pesquisa e ensino. 6. ed., I reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2013.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Ana Rocha. Conversa com quem ensina Geografia. In: Geografia: Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Penso, v. 2, p. 60-68, 2011.

SILVA, Paulo Adriano Santos; GOMES, Robertta de Jesus; MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: Relatos de experiência no estágio supervisionado. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 3-13, 2013.

Publicado

2025-05-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ENTRE PERCEPÇÕES E REFLEXÕES: UM OLHAR SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO DO MARANHÃO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 28, p. 35–54, 2025. DOI: 10.14393/REG-v15-2024-78352. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78352. Acesso em: 6 dec. 2025.