OS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A CARTOGRAFIA ESCOLAR
Palavras-chave:
Ensino da Geografia, Linguagem Cartográfica, Processo Educativo, Aprendizagem dos EducandosResumo
No ensino de Geografia, as diferentes linguagens são ferramentas importantes para o processo de aprendizagem, pois auxiliam o professor na materialização dos conteúdos. É preciso considerar que cada indivíduo possui maior facilidade em uma das formas de aprender, dentre as quais destacamos a visual, a auditiva e a forma cinestésica (VAC). Conhecendo os estilos de aprendizagem, o professor pode organizar os conteúdos de maneira mais clara para o efetivo desempenho dos alunos em sala de aula. Com a perspectiva de contribuir com discussões que envolvam a temática, serão destacados e analisados os principais tipos de atividades e práticas pedagógicas da disciplina de Geografia que envolvem a Cartografia e que são aplicadas por professores da rede estadual de ensino do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Estado do Paraná, relacionando-as aos diferentes estilos de aprendizagem, para, assim, elencar em quais práticas são contemplados os diferentes estilos de aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com apreciação qualitativa. O resultado pretendido é a análise de atividades e de práticas pedagógicas. Este material pode servir de incentivo e pesquisa para professores e profissionais da educação refletirem sobre as suas práticas escolares junto aos estudantes.
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