OS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Nadia Mohr Dal’Acqua Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • José Edézio da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Ericson Hideki Hayakawa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Ensino da Geografia, Linguagem Cartográfica, Processo Educativo, Aprendizagem dos Educandos

Resumo

No ensino de Geografia, as diferentes linguagens são ferramentas importantes para o processo de aprendizagem, pois auxiliam o professor na materialização dos conteúdos. É preciso considerar que cada indivíduo possui maior facilidade em uma das formas de aprender, dentre as quais destacamos a visual, a auditiva e a forma cinestésica (VAC). Conhecendo os estilos de aprendizagem, o professor pode organizar os conteúdos de maneira mais clara para o efetivo desempenho dos alunos em sala de aula. Com a perspectiva de contribuir com discussões que envolvam a temática, serão destacados e analisados os principais tipos de atividades e práticas pedagógicas da disciplina de Geografia que envolvem a Cartografia e que são aplicadas por professores da rede estadual de ensino do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Estado do Paraná, relacionando-as aos diferentes estilos de aprendizagem, para, assim, elencar em quais práticas são contemplados os diferentes estilos de aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com apreciação qualitativa. O resultado pretendido é a análise de atividades e de práticas pedagógicas. Este material pode servir de incentivo e pesquisa para professores e profissionais da educação refletirem sobre as suas práticas escolares junto aos estudantes.

Biografia do Autor

  • Nadia Mohr Dal’Acqua, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

    Mestre em Geografia, professora da Rede Pública no Paraná. 

  • José Edézio da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Geografia, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

  • Ericson Hideki Hayakawa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Geografia, professor da UNIOESTE

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Publicado

21-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 27, p. 48–75, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77486. Acesso em: 27 mar. 2025.