O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO APOIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO MÉDIO

Autores

  • Guilherme da Silva Pedroza Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Ernani Viriato de Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) https://orcid.org/0000-0002-8450-3478

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Cartografia, Geografia

Resumo

O artigo relata a experiência de elaboração, utilização e avaliação de uma sala de aula virtual, construída no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que foi utilizada como apoio ao ensino presencial de geografia em uma turma composta por cinquenta alunos do primeiro ano do ensino técnico integrado ao médio. O objetivo foi avaliar se a utilização deste recurso tecnológico foi importante para a melhoria da aprendizagem de alguns conteúdos de geografia, como orientação e localização no espaço, fusos horários e cartografia. Os resultados foram avaliados através das opiniões dos alunos e de observações do professor. Como resultado, concluiu-se que o recurso foi considerado como uma ferramenta útil para a melhoria da aprendizagem de geografia nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

  • Guilherme da Silva Pedroza, Instituto Federal Fluminense (IFF)

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense. Professor de geografia no Instituto Federal Fluminense – campus Quissamã/RJ.

  • Ernani Viriato de Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia; Professor de Ciência da Comutação no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – campus Uberaba Parque Tecnológico.

Referências

ABOUT MOODLE. Disponível em https://docs.moodle.org/34/en/About_Moodle. Acesso em 19 de setembro de 2018.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H.; Psicologia educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.

MESSA, W. C. Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS: a busca por uma aprendizagem significativa. ABED 9, 2010.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, Imigrantes digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. 2001. Disponível em: <http://api.ning.com/files/EbPsZU1BsEN0i*42tYnd650YRCrrtIi8XBkX3j8*2s_/Texto_1_Nativos_Digitais_Imigrantes_Digitais.pdf>. Acesso: 28 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO APOIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO MÉDIO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 23–34, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76778. Acesso em: 11 maio. 2025.