O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO APOIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-76778Palabras clave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Cartografia, GeografiaResumen
O artigo relata a experiência de elaboração, utilização e avaliação de uma sala de aula virtual, construída no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que foi utilizada como apoio ao ensino presencial de geografia em uma turma composta por cinquenta alunos do primeiro ano do ensino técnico integrado ao médio. O objetivo foi avaliar se a utilização deste recurso tecnológico foi importante para a melhoria da aprendizagem de alguns conteúdos de geografia, como orientação e localização no espaço, fusos horários e cartografia. Os resultados foram avaliados através das opiniões dos alunos e de observações do professor. Como resultado, concluiu-se que o recurso foi considerado como uma ferramenta útil para a melhoria da aprendizagem de geografia nesse nível de ensino.
Referencias
ABOUT MOODLE. Disponível em https://docs.moodle.org/34/en/About_Moodle. Acesso em 19 de setembro de 2018.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H.; Psicologia educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.
MESSA, W. C. Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS: a busca por uma aprendizagem significativa. ABED 9, 2010.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, Imigrantes digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. 2001. Disponível em: <http://api.ning.com/files/EbPsZU1BsEN0i*42tYnd650YRCrrtIi8XBkX3j8*2s_/Texto_1_Nativos_Digitais_Imigrantes_Digitais.pdf>. Acesso: 28 de maio de 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Guilherme da Silva Pedroza, Ernani Viriato de Melo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


