LUGARES DE MEDO E DE ALEGRIA NOS DESENHOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76769Palavras-chave:
Prática pedagógica, Geografia, Topofilia, Topofobia, Ensino FundamentalResumo
Objetivou-se nesse estudo investigar, por meio de desenhos, quais os lugares considerados topofóbicos e topofílicos no cotidiano e no interior da escola dos estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual na cidade de Londrina/PR no ano de 2017, bem como iniciar o trabalho com o conceito de lugar nas aulas de geografia junto à turma. A pesquisa de abordagem qualitativa demandou a utilização de procedimentos secundários (levantamento em trabalhos pautados na perspectiva de lugar segundo TUAN, 1979) e primários (desenvolvimento de aulas oficinas envolvendo o conceito de lugar e desenhos junto à turma de 6º ano). O conceito de lugar na perspectiva da geografia humanista permite a aproximação do conteúdo geográfico com a vivência do estudante. O trabalho com desenhos de lugares de medo e de alegria contribuem para a aprendizagem do conceito de lugar pelos estudantes ao passo que leva em consideração a vivência cotidiana e a experiência no ambiente escolar.
Referências
AIGNER, C. H. DE O. Geografia e educação ambiental: construindo a cidadania a partir da valorização do lugar na escola municipal professor Larry José Ribeiro Alves. In: AIGNER, C.; MOLL, J.; REGO, N. (orgs). Saberes e práticas na construção de sujeitos e espaços sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
CAVALCANTI, L. DE S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
HOLZER, W. O lugar na Geografia Humanística. Revista Território, Rio de Janeiro, ano IV, n. 7, p. 67-78, jul./dez. 1999.
NASCIMENTO, L. K. DO. O lugar no ensino de geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira/SP. 2012. 265 f. Tese (doutorado em geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
TUAN, YI-FU. Space and place: humanistic perspective. In: GALE, S.; OLSSON, G. (orgs.). Philosophy in Geography. Dordrecht: Reidel, 1979, p. 387-427 (publicado originalmente em: Progress in Geography, (6), p. 211-252, 1974).
____________. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
____________. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da geografia. São Paulo: Difel, 1982.
____________. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Léia Aparecida Veiga, Eloiza Cristiane Torres, Liliam Araujo Perez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


