LUGARES DE MEDO E DE ALEGRIA NOS DESENHOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Prática pedagógica, Geografia, Topofilia, Topofobia, Ensino FundamentalResumen
Objetivou-se nesse estudo investigar, por meio de desenhos, quais os lugares considerados topofóbicos e topofílicos no cotidiano e no interior da escola dos estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual na cidade de Londrina/PR no ano de 2017, bem como iniciar o trabalho com o conceito de lugar nas aulas de geografia junto à turma. A pesquisa de abordagem qualitativa demandou a utilização de procedimentos secundários (levantamento em trabalhos pautados na perspectiva de lugar segundo TUAN, 1979) e primários (desenvolvimento de aulas oficinas envolvendo o conceito de lugar e desenhos junto à turma de 6º ano). O conceito de lugar na perspectiva da geografia humanista permite a aproximação do conteúdo geográfico com a vivência do estudante. O trabalho com desenhos de lugares de medo e de alegria contribuem para a aprendizagem do conceito de lugar pelos estudantes ao passo que leva em consideração a vivência cotidiana e a experiência no ambiente escolar.
Referencias
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Derechos de autor 2019 Léia Aparecida Veiga, Eloiza Cristiane Torres, Liliam Araujo Perez

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