LUGARES DE MEDO E DE ALEGRIA NOS DESENHOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA DE GEOGRAFIA

Autores/as

Palabras clave:

Prática pedagógica, Geografia, Topofilia, Topofobia, Ensino Fundamental

Resumen

Objetivou-se nesse estudo investigar, por meio de desenhos, quais os lugares considerados topofóbicos e topofílicos no cotidiano e no interior da escola dos estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual na cidade de Londrina/PR no ano de 2017, bem como iniciar o trabalho com o conceito de lugar nas aulas de geografia junto à turma. A pesquisa de abordagem qualitativa demandou a utilização de procedimentos secundários (levantamento em trabalhos pautados na perspectiva de lugar segundo TUAN, 1979) e primários (desenvolvimento de aulas oficinas envolvendo o conceito de lugar e desenhos junto à turma de 6º ano). O conceito de lugar na perspectiva da geografia humanista permite a aproximação do conteúdo geográfico com a vivência do estudante. O trabalho com desenhos de lugares de medo e de alegria contribuem para a aprendizagem do conceito de lugar pelos estudantes ao passo que leva em consideração a vivência cotidiana e a experiência no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

  • Léia Aparecida Veiga, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutora em Geografia. Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

  • Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutora em Geografia. Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • Liliam Araujo Perez, Secretaria de Estado da Educação (SEED) Paraná

    Mestre em Geografia. Secretaria de Estado da Educação (SEED) Paraná.

Referencias

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LUGARES DE MEDO E DE ALEGRIA NOS DESENHOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 82–99, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76769. Acesso em: 6 apr. 2025.