IMPACTOS DA COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE EIRUNEPÉ-AM
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76739Palabras clave:
Trabalho docente, Desvio de função, Ensino Fundamental, Ensino Médio, GeografiaResumen
O artigo analisa impactos da complementação de carga horária, fora da área de formação de professores, nas escolas da rede estadual de ensino na cidade de Eirunepé, estado do Amazonas. Buscou-se responder quais possíveis impactos na execução da atividade docente e as dificuldades impostas pelo arranjo de complementação de carga horária nas diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, enfocando, especificamente, a geografia. A pesquisa teve um caráter qualitativo. Os dados apontam para um cenário preocupante em relação aos impactos negativos tanto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como para a precarização do trabalho docente, uma vez que a lotação de professores para atuar em disciplinas fora de suas áreas de formação pode acarretar ineficiência das aulas desenvolvidas. Concluiu-se que a complementação de carga pela simples necessidade curricular, promove a ineficiência do processo ensino-aprendizagem e baixa produtividade de professores e alunos, sendo extremamente nociva à educação.
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