IMPACTOS DA COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE EIRUNEPÉ-AM

Autores

  • Danielton Jhonath Xavier Leitão Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Alex Almeida Coelho Universidade do Estado do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0002-9783-3230

Palavras-chave:

Trabalho docente, Desvio de função, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Geografia

Resumo

O artigo analisa impactos da complementação de carga horária, fora da área de formação de professores, nas escolas da rede estadual de ensino na cidade de Eirunepé, estado do Amazonas. Buscou-se responder quais possíveis impactos na execução da atividade docente e as dificuldades impostas pelo arranjo de complementação de carga horária nas diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, enfocando, especificamente, a geografia. A pesquisa teve um caráter qualitativo. Os dados apontam para um cenário preocupante em relação aos impactos negativos tanto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como para a precarização do trabalho docente, uma vez que a lotação de professores para atuar em disciplinas fora de suas áreas de formação pode acarretar ineficiência das aulas desenvolvidas. Concluiu-se que a complementação de carga pela simples necessidade curricular, promove a ineficiência do processo ensino-aprendizagem e baixa produtividade de professores e alunos, sendo extremamente nociva à educação.

Biografia do Autor

  • Danielton Jhonath Xavier Leitão, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé-UEA/NESEIR.

  • Alex Almeida Coelho, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; professor do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Tefé-UEA/CEST; aluno de Doutorado no Programa de Pós-Gradução em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – PPGG/UNIR.

Referências

BARBOSA, Maria Edivani Silva. A Geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 82-113, jan./jun. 2016.

CZEKALSKI, Talita Leite. Possibilidades e limites da hora-atividade como espaço para a formação de professores em serviço. In: Dia a dia educação. Portal Educacional do Estado do Paraná. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2226-8>. Acesso em: 12 de fev. de 2019.

GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – Conpef, 4.o, 7 a 10 de julho de 2009, Londrina-PR. Universidade Estadual de Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: área territorial. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/eirunepe.html>. Acessado em: 20 de maio de 2019.

MENEGUETTI, Naila Fernanda Sbsczk Pereira; MENEGUETTI, Dionatas Ulisses de Oliveira. Desvio de função dos professores para outras áreas de formação na escola. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v.1, n. 1, p. 41-50, Mai/Out 2010.

Downloads

Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IMPACTOS DA COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE EIRUNEPÉ-AM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 128–144, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76739. Acesso em: 2 abr. 2025.