EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A ARQUEOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76738Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Currículo, Ensino médio, InterdisciplinaridadeResumo
Considerando a importância do patrimônio cultural como parte da identidade de um povo e que o conhecimento e o reconhecimento desse patrimônio são fundamentais para sua preservação, a escola deve proporcionar também uma educação patrimonial em seu currículo e a Geografia poderia contribuir para isso. Partindo desses pressupostos, procurou-se identificar possibilidades para uma abordagem interdisciplinar em educação patrimonial nas aulas de geografia no ensino médio. A metodologia do trabalho envolveu a revisão de bibliografia sobre o tema, a análise do currículo oficial para o ensino médio e o desenvolvimento de atividades educativas com alunos nas formas de palestras e oficinas em aulas de geografia. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação de conhecimentos das áreas curriculares de Linguagens e Ciências Humanas no ensino médio a partir da Arqueologia Regional em atividades educativas em aulas de geografia que contribuem para o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo conceitos como etnicidade, identidade, temporalidade, espacialidade, entre outros.
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