EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A ARQUEOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Márcio Adriano Bredariol Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)
  • Juliana Aparecida Rocha Luz Zago Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Danilo Alexandre Galhardo Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-5735-7348

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76738

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Currículo, Ensino médio, Interdisciplinaridade

Resumo

Considerando a importância do patrimônio cultural como parte da identidade de um povo e que o conhecimento e o reconhecimento desse patrimônio são fundamentais para sua preservação, a escola deve proporcionar também uma educação patrimonial em seu currículo e a Geografia poderia contribuir para isso. Partindo desses pressupostos, procurou-se identificar possibilidades para uma abordagem interdisciplinar em educação patrimonial nas aulas de geografia no ensino médio. A metodologia do trabalho envolveu a revisão de bibliografia sobre o tema, a análise do currículo oficial para o ensino médio e o desenvolvimento de atividades educativas com alunos nas formas de palestras e oficinas em aulas de geografia. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação de conhecimentos das áreas curriculares de Linguagens e Ciências Humanas no ensino médio a partir da Arqueologia Regional em atividades educativas em aulas de geografia que contribuem para o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo conceitos como etnicidade, identidade, temporalidade, espacialidade, entre outros.

Biografia do Autor

  • Márcio Adriano Bredariol, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

    Acadêmico do programa de pós-graduação em Geografia Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da ETEC Rosa Perrone Scavone, escola vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

  • Juliana Aparecida Rocha Luz Zago, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Acadêmica do programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente/SP.

  • Danilo Alexandre Galhardo, Universidade de São Paulo (USP)

    Acadêmico do programa de pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A ARQUEOLOGIA NO ENSINO MÉDIO . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 111–127, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76738. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76738. Acesso em: 27 dez. 2025.