UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76736Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos teóricos, Produção do conhecimentoResumo
O presente texto busca uma fundamentação para a relação entre a categoria trabalho no ensino de Geografia Crítica, pela mediação da educação, com o intuito de contribuir teórica e epistemologicamente. Nosso embasamento para tal análise parte dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, que toma o trabalho e suas variâncias como elementos de primeira ordem para se pensar a educação. Assim, consideramos importante esta perspectiva pedagógica para o ensino de Geografia Crítica, que busca uma construção do conhecimento geográfico nos alunos de forma a suscitar compreensão para analisar e, também, de intervir no espaço socialmente produzido. Para tanto, o percurso a ser percorrido neste trabalho parte da análise entre trabalho e educação e, em momento seguinte, buscamos demonstrar como essa relação pode ser rica para o ensino de Geografia Crítica.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e superfluidade. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16 ed. Campinas,SP: Papirus, 2010.
COUTO, Marcos Antonio Campos. Pensar por conceitos Geográficos. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2014.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. Luta de classes, educação e revolução. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
______. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2003.
DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: _______. Educação e sociologia. 4 ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1955.
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KRUPSKAYA, Nadejda. La educación de la juventud. Madrid: Nuestra Cultura, 1978.
LUCENA, Carlos Alberto. Tempos de destruição: educação, trabalho e indústria do petróleo no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MOREIRA, Ruy. A (Geografia da) sociedade do trabalho. Terra Livre. São Paulo, Ano 29, v.1, n. 40. p. 131-142, jan-jun 2013.
_______. Do espaço da mais valia absoluta ao espaço da mais valia relativa: os ordenamentos da geografia operária no Brasil. Revista Terra Livre, São Paulo, ano 27, v. 1, n. 36, p. 45-68, jan-jun, 2011.
_______. Marxismo e Geografia (A Geograficidade e o diálogo das Ontologias). GEOgraphia, Niterói-RJ, v. I, ano 6, n. 11, 2004.
_______. Teses para uma geografia do trabalho. In: MOREIRA, Ruy. A Geografia do Espaço-mundo: conflitos e superação no espaço do capital. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e Ensino de Geografia na Realidade Brasileira. In: _______ (org.) Para onde vai o ensino de Geografia? 9 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
_______. Geografia e ensino: os Parâmetros Curriculares Nacionais em discussão. In: CARLOS, A. F. A; OLIVEIRA, A. U. (org.) Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6 ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2 ed. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 2008.
_______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 12 ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1986.
_______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 6 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
_______. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, jan/abril 2007.
SOUZA, Alex Cristiano de. Trabalho e educação: crítica à produção do conhecimento sobre a educação no campo na Geografia. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
VIEIRA, Noemia Ramos. As relações entre o conhecimento científico e a realidade imediata do aluno no ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho. Marília-SP. 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alex Cristiano de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


