UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Authors

  • Alex Cristiano de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76736

Keywords:

Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos teóricos, Produção do conhecimento

Abstract

O presente texto busca uma fundamentação para a relação entre a categoria trabalho no ensino de Geografia Crítica, pela mediação da educação, com o intuito de contribuir teórica e epistemologicamente. Nosso embasamento para tal análise parte dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, que toma o trabalho e suas variâncias como elementos de primeira ordem para se pensar a edu­cação. Assim, consideramos importante esta perspectiva pedagógica para o ensino de Geografia Crítica, que busca uma construção do conhecimento geográfico nos alunos de forma a suscitar compreensão para analisar e, também, de intervir no espaço socialmente produzido. Para tanto, o percurso a ser percorrido neste trabalho parte da análise entre trabalho e educação e, em momento seguinte, buscamos demonstrar como essa relação pode ser rica para o ensino de Geografia Crítica.

Author Biography

  • Alex Cristiano de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG); mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorando em Geografia pela mesma instituição, sendo bolsista pelo CNPq.

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Published

2020-03-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 97–110, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76736. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76736. Acesso em: 26 dec. 2025.