UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76736Keywords:
Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos teóricos, Produção do conhecimentoAbstract
O presente texto busca uma fundamentação para a relação entre a categoria trabalho no ensino de Geografia Crítica, pela mediação da educação, com o intuito de contribuir teórica e epistemologicamente. Nosso embasamento para tal análise parte dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, que toma o trabalho e suas variâncias como elementos de primeira ordem para se pensar a educação. Assim, consideramos importante esta perspectiva pedagógica para o ensino de Geografia Crítica, que busca uma construção do conhecimento geográfico nos alunos de forma a suscitar compreensão para analisar e, também, de intervir no espaço socialmente produzido. Para tanto, o percurso a ser percorrido neste trabalho parte da análise entre trabalho e educação e, em momento seguinte, buscamos demonstrar como essa relação pode ser rica para o ensino de Geografia Crítica.
References
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e superfluidade. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16 ed. Campinas,SP: Papirus, 2010.
COUTO, Marcos Antonio Campos. Pensar por conceitos Geográficos. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2014.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. Luta de classes, educação e revolução. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
______. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2003.
DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: _______. Educação e sociologia. 4 ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1955.
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KRUPSKAYA, Nadejda. La educación de la juventud. Madrid: Nuestra Cultura, 1978.
LUCENA, Carlos Alberto. Tempos de destruição: educação, trabalho e indústria do petróleo no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MOREIRA, Ruy. A (Geografia da) sociedade do trabalho. Terra Livre. São Paulo, Ano 29, v.1, n. 40. p. 131-142, jan-jun 2013.
_______. Do espaço da mais valia absoluta ao espaço da mais valia relativa: os ordenamentos da geografia operária no Brasil. Revista Terra Livre, São Paulo, ano 27, v. 1, n. 36, p. 45-68, jan-jun, 2011.
_______. Marxismo e Geografia (A Geograficidade e o diálogo das Ontologias). GEOgraphia, Niterói-RJ, v. I, ano 6, n. 11, 2004.
_______. Teses para uma geografia do trabalho. In: MOREIRA, Ruy. A Geografia do Espaço-mundo: conflitos e superação no espaço do capital. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e Ensino de Geografia na Realidade Brasileira. In: _______ (org.) Para onde vai o ensino de Geografia? 9 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
_______. Geografia e ensino: os Parâmetros Curriculares Nacionais em discussão. In: CARLOS, A. F. A; OLIVEIRA, A. U. (org.) Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6 ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2 ed. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 2008.
_______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 12 ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1986.
_______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 6 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
_______. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, jan/abril 2007.
SOUZA, Alex Cristiano de. Trabalho e educação: crítica à produção do conhecimento sobre a educação no campo na Geografia. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
VIEIRA, Noemia Ramos. As relações entre o conhecimento científico e a realidade imediata do aluno no ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho. Marília-SP. 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Alex Cristiano de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


