ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE UM “MAPA AFETIVO” DO MUNICÍPIO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76698Palabras clave:
Cartografia Afetiva, Ensino de Geografia, Pandemia, GeoprocessamentoResumen
O presente artigo trata de um experimento didático e seus resultados desenvolvido de forma remota na prática pedagógica de Geografia com alunos de uma escola da rede estadual de educação do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma alternativa metodológica para a elaboração de um documento cartográfico que espacializa os lugares do município de Rio Novo (MG) aos quais os alunos da Escola Estadual Raulino Pacheco possuem relações afetivas. A Cartografia Afetiva visa à elaboração de representações de rotas e locais de relevância sentimental para o sujeito no âmbito da comunidade a qual se insere, ou seja, aqueles que os remetem a lembranças positivas pretéritas. Esses documentos cartográficos têm como característica metodológica comum o fato de serem construídos a partir de experiências coletivas com os sujeitos em questão. Em virtude da pandemia de COVID-19, que impôs à sociedade mundial a necessidade do isolamento social como forma de diminuir a velocidade de propagação do patógeno, a construção da representação cartográfica foi feita a distância, tendo no geoprocessamento o subsidio para geração do produto cartográfico final, durante o regime de estudo tutorado proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.
Referencias
AB’SÁBER, A. N. Domínio dos “mares de morros” no Brasil. Geomorfologia, São Paulo, n. 2, 1966.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Ensino fundamental Brasília: MEC/SEF, 1997.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, set./dez 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf>. Acesso em 22/11/20.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. Município de Rio Novo-MG. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/3155405>. Acesso em 25 de novembro de 2020.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina, PR: Eduel, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Derik Ribeiro de Paiva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


