O PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA UMA VISÃO DECOLONIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Ensino de Geografia, Londrina, DecolonialidadeResumo
A Geografia escolar possibilita uma ampla abordagem de temas vinculados ao entendimento do espaço e da sociedade. Com o trabalho de campo, é possível ampliar a percepção do aluno sobre a sua cidade permitindo a apreensão prática dos conteúdos, ao mesmo tempo em que instiga uma visão crítica e reflexiva sobre a formação e transformação das paisagens. No entanto, a diversidade cultural que é privilegiada nos currículos escolares nem sempre é fácil ser observada nas cidades, pois, muitas formas espaciais que se constituem em patrimônio cultural são fruto de concepções elitistas que marginalizam e excluem a cultura popular. Esse processo é observado em Londrina, norte do Paraná, município colonizado por uma companhia de capital inglês. Na área central, o patrimônio edificado enaltece os feitos de uma elite branca dominante e invisibiliza as manifestações populares. Com isso, o professor de Geografia tem grandes entraves ao trabalhar uma Educação Patrimonial decolonial que privilegie a cultura local. Utilizando a pesquisa bibliográfica e análise de documentos do currículo escolar nacional, o artigo traz reflexões sobre o processo de patrimonialização no Brasil que privilegiou uma visão colonialista e os desafios do professor para trabalhar uma leitura do espaço que enalteça a diversidade cultural. Como resultado, aponta-se que é necessário trazer um olhar comunitário para o patrimônio que pode ser conseguido com o inventário participativo nas escolas a partir da identificação de formas e expressões periféricas, em uma perspectiva decolonial que reflete a pluralidade cultural.
Referências
ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, v. XIV, p. 77-97, 1998.
ADAMS, Betina. Preservação Urbana: gestão e resgate de uma história. Florianópolis: UFSC, 2002.
ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de. Espaços livres públicos inseridos na paisagem urbana: memórias, rugosidades e metamorfoses – Estudo dos parques urbanos 13 de maio, Recife - Brasil e do Tiergarten – Alemanha. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
ASARI, Alice Yatiyo; TUMA, Magda Madalena. Aspectos históricos, físicos, econômicos e institucionais do município de Londrina. Londrina: Prefeitura do Município de Londrina, 1978.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Nacional. Brasília: MEC, 2017.
______. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Brasília-DF, 2016.
______. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília-DF, 2014.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino e a pesquisa da Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 6, n. 11, p. 6-20, jan./jun., 2016.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1994.
CASTELNOU, Antonio. Arquitetura londrinense: expressões de intenção pioneira. Londrina: A. Castelnou, 2002.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Liberdade; Unesp, 2001.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: UFSC, 1999.
COLASANTE. Tatiana. A abordagem do patrimônio histórico-cultural no ensino de geografia: uma proposta metodológica de educação patrimonial em Londrina – PR. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia). 2009. Universidade Estadual de Londrina, 2009.
______. A influência dos fluxos migratórios na construção da identidade territorial londrinense. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Londrina, 2012.
CORRÊA, Roberto Lobato. Monumentos, política e espaço. Scripta Nova, Barcelona, v. IX, n. 183, 15 fev. 2005. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-183.htm>. Acesso em: 31 out. 2020.
______. O Espaço Urbano. Rio de Janeiro: Ática, 1989.
DELGADO, Andréa Ferreira. Configurações do campo do patrimônio no Brasil. In: BARRETO, Euder Arrais et.al. (Orgs.). Patrimônio cultural e educação: artigos e resultados. Goiânia: Ed. da UFG, 2008, p. 97-112.
IBGE. Cidades. Contagem da população. 2020. Londrina-PR. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/londrina.html>. Acesso em 31 out. 2020.
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MELCHIOR, Lirian; SILVA, William Ribeiro. Análise das moradias precárias em Londrina (PR). Scripta Nova, Barcelona, v. 9, n. 194, 1 ago. 2005. Acesso em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-194-28.htm>. Disponível em: Acesso em 31 out. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Museu Histórico de Londrina. Coleção fotográfica George Graig Smith. Londrina: UEL, 2010.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Componente curricular geografia e a base nacional comum curricular. Base Nacional Comum Curricular. Relatórios Analíticos. Brasília, 2017.
ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002, p. 128-148.
PRANDINI, Neide. Aspectos da Geografia Urbana de Londrina - Uma cidade de posição geográfica privilegiada. Boletim Paulista de Geografia, SP: AGB - Seção São Paulo, v. 6, t. 1, 1954, p. 61-80.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Hucitec: São Paulo, 1996.
SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do Patrimônio Cultural em cidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação patrimonial decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, v.1, n.1, jan./jul. 2018, p. 41-60.
VEIGA, Edison. Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a 'heróis paulistas'. BBC News. 20 jun. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53116270> Acesso em 30 out. 2020.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tatiana Colasante, Alini Nunes de Oliveira, Fabiane de Oliveira Domingos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.