O PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA UMA VISÃO DECOLONIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Autores

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Ensino de Geografia, Londrina, Decolonialidade

Resumo

A Geografia escolar possibilita uma ampla abordagem de temas vinculados ao entendimento do espaço e da sociedade. Com o trabalho de campo, é possível ampliar a percepção do aluno sobre a sua cidade permitindo a apreensão prática dos conteúdos, ao mesmo tempo em que instiga uma visão crítica e reflexiva sobre a formação e transformação das paisagens. No entanto, a diversidade cultural que é privilegiada nos currículos escolares nem sempre é fácil ser observada nas cidades, pois, muitas formas espaciais que se constituem em patrimônio cultural são fruto de concepções elitistas que marginalizam e excluem a cultura popular. Esse processo é observado em Londrina, norte do Paraná, município colonizado por uma companhia de capital inglês. Na área central, o patrimônio edificado enaltece os feitos de uma elite branca dominante e invisibiliza as manifestações populares.  Com isso, o professor de Geografia tem grandes entraves ao trabalhar uma Educação Patrimonial decolonial que privilegie a cultura local. Utilizando a pesquisa bibliográfica e análise de documentos do currículo escolar nacional, o artigo traz reflexões sobre o processo de patrimonialização no Brasil que privilegiou uma visão colonialista e os desafios do professor para trabalhar uma leitura do espaço que enalteça a diversidade cultural. Como resultado, aponta-se que é necessário trazer um olhar comunitário para o patrimônio que pode ser conseguido com o inventário participativo nas escolas a partir da identificação de formas e expressões periféricas, em uma perspectiva decolonial que reflete a pluralidade cultural.

Biografia do Autor

  • Tatiana Colasante, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Doutora em Geografia. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo

  • Alini Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

    Doutora em Geografia. Professora do Curso de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Departamento de Gestão e Hospitalidade

  • Fabiane de Oliveira Domingos, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

    Doutora em Geografia. Professora Adjunta do Curso de Turismo e Negócios da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana

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Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA UMA VISÃO DECOLONIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 140–157, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76691. Acesso em: 2 abr. 2025.