O PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA UMA VISÃO DECOLONIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76691Keywords:
Educação Patrimonial, Ensino de Geografia, Londrina, DecolonialidadeAbstract
A Geografia escolar possibilita uma ampla abordagem de temas vinculados ao entendimento do espaço e da sociedade. Com o trabalho de campo, é possível ampliar a percepção do aluno sobre a sua cidade permitindo a apreensão prática dos conteúdos, ao mesmo tempo em que instiga uma visão crítica e reflexiva sobre a formação e transformação das paisagens. No entanto, a diversidade cultural que é privilegiada nos currículos escolares nem sempre é fácil ser observada nas cidades, pois, muitas formas espaciais que se constituem em patrimônio cultural são fruto de concepções elitistas que marginalizam e excluem a cultura popular. Esse processo é observado em Londrina, norte do Paraná, município colonizado por uma companhia de capital inglês. Na área central, o patrimônio edificado enaltece os feitos de uma elite branca dominante e invisibiliza as manifestações populares. Com isso, o professor de Geografia tem grandes entraves ao trabalhar uma Educação Patrimonial decolonial que privilegie a cultura local. Utilizando a pesquisa bibliográfica e análise de documentos do currículo escolar nacional, o artigo traz reflexões sobre o processo de patrimonialização no Brasil que privilegiou uma visão colonialista e os desafios do professor para trabalhar uma leitura do espaço que enalteça a diversidade cultural. Como resultado, aponta-se que é necessário trazer um olhar comunitário para o patrimônio que pode ser conseguido com o inventário participativo nas escolas a partir da identificação de formas e expressões periféricas, em uma perspectiva decolonial que reflete a pluralidade cultural.
References
ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, v. XIV, p. 77-97, 1998.
ADAMS, Betina. Preservação Urbana: gestão e resgate de uma história. Florianópolis: UFSC, 2002.
ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de. Espaços livres públicos inseridos na paisagem urbana: memórias, rugosidades e metamorfoses – Estudo dos parques urbanos 13 de maio, Recife - Brasil e do Tiergarten – Alemanha. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
ASARI, Alice Yatiyo; TUMA, Magda Madalena. Aspectos históricos, físicos, econômicos e institucionais do município de Londrina. Londrina: Prefeitura do Município de Londrina, 1978.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Nacional. Brasília: MEC, 2017.
______. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Brasília-DF, 2016.
______. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília-DF, 2014.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino e a pesquisa da Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 6, n. 11, p. 6-20, jan./jun., 2016.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1994.
CASTELNOU, Antonio. Arquitetura londrinense: expressões de intenção pioneira. Londrina: A. Castelnou, 2002.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Liberdade; Unesp, 2001.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: UFSC, 1999.
COLASANTE. Tatiana. A abordagem do patrimônio histórico-cultural no ensino de geografia: uma proposta metodológica de educação patrimonial em Londrina – PR. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia). 2009. Universidade Estadual de Londrina, 2009.
______. A influência dos fluxos migratórios na construção da identidade territorial londrinense. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Londrina, 2012.
CORRÊA, Roberto Lobato. Monumentos, política e espaço. Scripta Nova, Barcelona, v. IX, n. 183, 15 fev. 2005. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-183.htm>. Acesso em: 31 out. 2020.
______. O Espaço Urbano. Rio de Janeiro: Ática, 1989.
DELGADO, Andréa Ferreira. Configurações do campo do patrimônio no Brasil. In: BARRETO, Euder Arrais et.al. (Orgs.). Patrimônio cultural e educação: artigos e resultados. Goiânia: Ed. da UFG, 2008, p. 97-112.
IBGE. Cidades. Contagem da população. 2020. Londrina-PR. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/londrina.html>. Acesso em 31 out. 2020.
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MELCHIOR, Lirian; SILVA, William Ribeiro. Análise das moradias precárias em Londrina (PR). Scripta Nova, Barcelona, v. 9, n. 194, 1 ago. 2005. Acesso em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-194-28.htm>. Disponível em: Acesso em 31 out. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Museu Histórico de Londrina. Coleção fotográfica George Graig Smith. Londrina: UEL, 2010.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Componente curricular geografia e a base nacional comum curricular. Base Nacional Comum Curricular. Relatórios Analíticos. Brasília, 2017.
ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002, p. 128-148.
PRANDINI, Neide. Aspectos da Geografia Urbana de Londrina - Uma cidade de posição geográfica privilegiada. Boletim Paulista de Geografia, SP: AGB - Seção São Paulo, v. 6, t. 1, 1954, p. 61-80.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Hucitec: São Paulo, 1996.
SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do Patrimônio Cultural em cidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação patrimonial decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, v.1, n.1, jan./jul. 2018, p. 41-60.
VEIGA, Edison. Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a 'heróis paulistas'. BBC News. 20 jun. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53116270> Acesso em 30 out. 2020.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Tatiana Colasante, Alini Nunes de Oliveira, Fabiane de Oliveira Domingos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


