ESCOLATLAS: UMA METODOLOGIA CARTO(GEO)GRÁFICA EM EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Daniel Luiz Poio Roberti Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Mara Edilara Batista de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Eliane Melara Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

PIBID, Atlas Escolar Municipal, Cartografia escolar, Cartografia social

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de professores, a partir do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência). O PIBID foi desenvolvido no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a participação de professores da universidade e da escola básica em colaboração com os alunos da licenciatura e do ensino básico de Angra dos Reis. Em relação ao projeto, adotamos as metodologias da cartografia escolar e social com o uso das geotecnologias. Este projeto de ensino resultou na publicação de um guia de orientação pedagógica sobre a metodologia desenvolvida pelo programa e na produção de mapas temáticos que fizeram parte do Atlas Municipal Escolar de Angra dos Reis. O atlas escolar do município de Angra dos Reis ou ESCOLATLAS, assim como denominamos este material didático, foi desenvolvido a partir das demandas temáticas dos alunos e professores das escolas de ensino fundamental que participaram do projeto.

Biografía del autor/a

  • Daniel Luiz Poio Roberti, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFF

  • Mara Edilara Batista de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Docente da UFF; Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

  • Eliane Melara, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Docente da UFF; Pós-doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referencias

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Publicado

2020-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ESCOLATLAS: UMA METODOLOGIA CARTO(GEO)GRÁFICA EM EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 122–132, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76673. Acesso em: 2 apr. 2025.