ESCOLATLAS: UMA METODOLOGIA CARTO(GEO)GRÁFICA EM EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palabras clave:
PIBID, Atlas Escolar Municipal, Cartografia escolar, Cartografia socialResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de professores, a partir do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência). O PIBID foi desenvolvido no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a participação de professores da universidade e da escola básica em colaboração com os alunos da licenciatura e do ensino básico de Angra dos Reis. Em relação ao projeto, adotamos as metodologias da cartografia escolar e social com o uso das geotecnologias. Este projeto de ensino resultou na publicação de um guia de orientação pedagógica sobre a metodologia desenvolvida pelo programa e na produção de mapas temáticos que fizeram parte do Atlas Municipal Escolar de Angra dos Reis. O atlas escolar do município de Angra dos Reis ou ESCOLATLAS, assim como denominamos este material didático, foi desenvolvido a partir das demandas temáticas dos alunos e professores das escolas de ensino fundamental que participaram do projeto.
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Derechos de autor 2020 Daniel Luiz Poio Roberti, Mara Edilara Batista de Oliveira, Eliane Melara

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