A CAATINGA COMO OBJETO DE ENSINO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA EM ANANINDEUA-PA

Autores

  • Marcos Vinícius Sousa Leal Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Marina Lorena Fernandes Amador Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76665

Palavras-chave:

Bioma, Caatinga, Ensino fundamental, Estágio curricular

Resumo

A Agência Nacional de Águas (2014) conceitua biomas como um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas em escala regional, com floras e faunas similares, definida pelas condições físicas predominantes na região. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a caatinga abrange uma área aproximada de 844.453 quilômetros quadrados, correspondendo a 11% do território nacional. O referido bioma abarca alguns estados da região nordeste do Brasil como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe, e uma porção da região norte de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha). Apesar de oferecer grandes potencialidades, por meio de sua expressiva biodiversidade, o ecossistema sofre com o processo de antropização. Assim sendo, cabe à escola encontrar maneiras proporcionar conhecimento sobre o bioma, através da crítica e da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo para a superação de idéias equivocadas e de senso comum que negam valor e importância a alguns biomas, como é o caso da caatinga. Nesse relato apresentamos uma experiência em aula sobre o tema com classe de 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Ananindeua-PA em atividade de estágio curricular supervisionado de licenciatura em Geografia.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Sousa Leal, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Graduando em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (FGC-UFPA).

  • Marina Lorena Fernandes Amador, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (FGC-UFPA).

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Água e Floresta: uso sustentável da Caatinga. Apostila de curso a distância de capacitação para gestão das águas. Coleção Conservação, Uso Racional e Sustentável da Água. Brasília: ANA, 2014. Disponível em: <https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/114/1/Apostila_do_curso_%c3%81gua_e_Floresta_uso_sustent%c3%a1vel_na_Caatinga_.pdf>.

MEIRA. M. M. C. et al. A beleza seca: aspectos do paisagismo no semiárido brasileiro. Mix Sustentável, v. 3, n. 2, p. 108-113, maio 2017.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Bioma Caatinga. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas/caatinga>. Acesso em 12 de ago. 2019.

Downloads

Publicado

13-08-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

A CAATINGA COMO OBJETO DE ENSINO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA EM ANANINDEUA-PA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 183–189, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76665. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76665. Acesso em: 28 dez. 2025.