A CAATINGA COMO OBJETO DE ENSINO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA EM ANANINDEUA-PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76665Palavras-chave:
Bioma, Caatinga, Ensino fundamental, Estágio curricularResumo
A Agência Nacional de Águas (2014) conceitua biomas como um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas em escala regional, com floras e faunas similares, definida pelas condições físicas predominantes na região. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a caatinga abrange uma área aproximada de 844.453 quilômetros quadrados, correspondendo a 11% do território nacional. O referido bioma abarca alguns estados da região nordeste do Brasil como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe, e uma porção da região norte de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha). Apesar de oferecer grandes potencialidades, por meio de sua expressiva biodiversidade, o ecossistema sofre com o processo de antropização. Assim sendo, cabe à escola encontrar maneiras proporcionar conhecimento sobre o bioma, através da crítica e da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo para a superação de idéias equivocadas e de senso comum que negam valor e importância a alguns biomas, como é o caso da caatinga. Nesse relato apresentamos uma experiência em aula sobre o tema com classe de 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Ananindeua-PA em atividade de estágio curricular supervisionado de licenciatura em Geografia.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Água e Floresta: uso sustentável da Caatinga. Apostila de curso a distância de capacitação para gestão das águas. Coleção Conservação, Uso Racional e Sustentável da Água. Brasília: ANA, 2014. Disponível em: <https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/114/1/Apostila_do_curso_%c3%81gua_e_Floresta_uso_sustent%c3%a1vel_na_Caatinga_.pdf>.
MEIRA. M. M. C. et al. A beleza seca: aspectos do paisagismo no semiárido brasileiro. Mix Sustentável, v. 3, n. 2, p. 108-113, maio 2017.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Bioma Caatinga. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas/caatinga>. Acesso em 12 de ago. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcos Vinícius Sousa Leal, Marina Lorena Fernandes Amador

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


