O USO DE TIRINHA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS COM ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rafael Alves de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • José Silvan Borborema Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76663

Biografia do Autor

  • Rafael Alves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. https://orcid.org/0000-0002-9050-5939

  • José Silvan Borborema Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Pós-doutorando em Geografia pelo PPGEO/UERJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4147-2616

Referências

ARBACH, Jorge MtaniosIskandar. O fato gráfico: o humor gráfico como gênero jornalístico. Tese (Doutoramento em Ciências da Comunicação). Universidasde de São Paulo (USP). São Paulo. 2007.

CARVALHO, I. C. M. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades culturais e a escola. In: MELO, S.S.; TRAJBER, R. (Coord). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília-DF: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007, p. 135-142. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>.

FREITAS, E.; SALVI, R. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. In: Dia a dia da educação. Portal da Secretatia de Estado da Educação do Paraná. 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/89-4.pdf>.

MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete (Org.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: Ed. UFPR, 2002.

OLIVEIRA, M. M.; FARIAS, P. S. C. Geografia e Educação Ambiental: desafios metodológicos para uma didática reflexiva do espaço na escola. Revista Geo UERJ, Ano 11, v. 2, n. 19, p. 161-178, 1º semestre de 2009.

QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

SANTOS, R. C. E.; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.3, p.167-184, set./dez. 2011.

SOUZA, Hamilton Ribeiro de; SOUZA, Patrícia Pires Queiroz. O mundo em Mafalda: ensinando e aprendendo Geografia através de outras linguagens. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva (Orgs). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2013.

Downloads

Publicado

13-08-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

O USO DE TIRINHA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS COM ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 175–182, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76663. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76663. Acesso em: 28 dez. 2025.