O USO DE TIRINHA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS COM ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76663Referências
ARBACH, Jorge MtaniosIskandar. O fato gráfico: o humor gráfico como gênero jornalístico. Tese (Doutoramento em Ciências da Comunicação). Universidasde de São Paulo (USP). São Paulo. 2007.
CARVALHO, I. C. M. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades culturais e a escola. In: MELO, S.S.; TRAJBER, R. (Coord). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília-DF: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007, p. 135-142. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>.
FREITAS, E.; SALVI, R. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. In: Dia a dia da educação. Portal da Secretatia de Estado da Educação do Paraná. 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/89-4.pdf>.
MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete (Org.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: Ed. UFPR, 2002.
OLIVEIRA, M. M.; FARIAS, P. S. C. Geografia e Educação Ambiental: desafios metodológicos para uma didática reflexiva do espaço na escola. Revista Geo UERJ, Ano 11, v. 2, n. 19, p. 161-178, 1º semestre de 2009.
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SANTOS, R. C. E.; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.3, p.167-184, set./dez. 2011.
SOUZA, Hamilton Ribeiro de; SOUZA, Patrícia Pires Queiroz. O mundo em Mafalda: ensinando e aprendendo Geografia através de outras linguagens. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva (Orgs). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rafael Alves de Freitas, José Silvan Borborema Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


