O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76647Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Prática de ensino, Desafios da docênciaResumo
O artigo discute os desafios vivenciados pelo professor na atual realidade escolar, levando em consideração o ensino de Geografia relacionado às experiências vivenciadas em uma escola municipal da rede pública de Abaiara-CE, durante 2017. Diante das dificuldades e dos desafios que encontramos na docência, problematizamos as seguintes questões: Quais os principais desafios encontrados na docência em sala de aula? Qual é o nosso ofício enquanto educador, diante de questões que cercam a aprendizagem de nossos alunos e que se refletem na prática de sala de aula? Como despertar nos alunos o interesse pela busca do saber durante as aulas de Geografia? Assim, discutimos sobre os principais desafios que encaramos na docência, para refletirmos sobre o ensino de Geografia na atualidade, sobretudo na escola pública. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a temática, apoiando-nos em Alarcão (2011), Arroyo (2012), Charlot (2013), Cavalcanti (1998, 2012), Habermas (2002), Japiassu (1976), Mosé (2014) e Vesentini (2005), relacionando-se as considerações dos autores às experiências vivenciadas enquanto docente, estabelecendo-se relação com a prática vivenciada em sala de aula. Seguindo uma abordagem qualitativa, através de uma espécie de “conversa” entre autores sobre a temática, diante de reflexões sobre as práticas vivenciadas em sala de aula, das experiências, das dificuldades e do aprendizado que adquirimos ao longo da formação enquanto professor. Desse modo, o trabalho traz uma discussão pertinente, apresentando os desafios pelos quais se passa no ofício de educador, com um viés reflexivo sobre a prática em sala de aula.
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