ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS E DESAFIOS

Autores

  • Antonio Jucivan Martins Bruce Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Eubia Andréa Rodrigues Universidade Federal de Rondônia (UNIR) https://orcid.org/0000-0002-9080-9342
  • Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ensino de geografia, Ensino remoto, Pandemia

Resumo

Este artigo é resultado do desenvolvimento do Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, realizado na Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes, localizada na cidade de Tefé-AM. O objetivo foi refletir sobre a prática e desenvolvimento do Estágio Supervisionado realizado através do ensino remoto, pautado nas análises sobre desafios, experiências e reflexões no ensino de Geografia em tempos de pandemia. A abordagem tem um caráter qualitativo, uma vez que se fez necessário analisar, descrever e refletir sobre como o ensino básico de nível médio tem se reformulado diante das novas tendências tecnológicas para dar continuidade às atividades escolares. Fundamenta-se teoricamente em alguns autores que têm contribuído para o entendimento da importância do estágio supervisionado na formação de professores e do ensino de geografia, entre outros que nos mostram que é possível vencer os desafios colocados pelo ensino remoto durante a pandemia com responsabilidade, flexibilidade e compromisso com a educação escolar.

Biografia do Autor

  • Antonio Jucivan Martins Bruce, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

  • Eubia Andréa Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

  • Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Professor Doutor em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Referências

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Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS E DESAFIOS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 75–91, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76555. Acesso em: 21 abr. 2025.