PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: LIÇÕES DO REPENSAR A DIDÁTICA, O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AS METODOLOGIAS DE ENSINO

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) https://orcid.org/0000-0002-0793-1946
  • Maurício Barbosa Carneiro Secretaria Municipal de Educação em Formosa-Goiás https://orcid.org/0000-0001-7016-5802

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76550

Palavras-chave:

Didática, Metodologia de ensino, Planejamento Educacional, Geografia Escolar

Resumo

A Didática e a prática pedagógica são fundamentais para o aprimoramento da Geografia Escolar. Pensar o agir pedagógico de forma mais profunda requer, de igual modo, a inserção de elementos relacionados à metodologia de ensino, uso de recursos didáticos e ao planejamento educacional. Neste artigo, por meio de análise bibliográfica, foram tratadas temáticas relacionadas à prática pedagógica dos professores de Geografia, alinhadas ao planejamento educacional e aos diferentes tipos e importância das metodologias de ensino e utilização de recursos didáticos. Nesse recorte, a investigação apontou contribuições teóricas e metodológicas relacionadas ao ensino de Geografia, bem como às práticas pedagógicas na Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

    Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Pesquisador do - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

  • Maurício Barbosa Carneiro, Secretaria Municipal de Educação em Formosa-Goiás

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Professor da Secretaria Municipal de Educação em Formosa-Goiás

Referências

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Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: LIÇÕES DO REPENSAR A DIDÁTICA, O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AS METODOLOGIAS DE ENSINO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 34–53, 2022. DOI: 10.14393/REG-v12-2021-76550. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76550. Acesso em: 24 dez. 2025.