(RE)VISITAR PAULO FREIRE PARA (RE)PENSAR A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS
Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Práxis, CidadaniaResumo
Discorre sobre a aplicação dos princípios da pedagogia freiriana sobre a Geografia Escolar, destacando seu papel catalizador sobre o potencial desta disciplina na formação humana e cidadã dos sujeitos escolares. Além de uma breve reflexão sobre alguns desses princípios teórico-metodológicos que norteiam o pensamento de Paulo Freire, o texto discorre sobre duas experiências distintas: uma observação do trabalho educativo em Geografia feito em uma escola que formalmente adota o método freiriano, visando aprofundar o entendimento dessa proposta pedagógica assim como avaliar seus resultados, e uma intervenção pedagógica conduzida em uma escola não-freiriana, mas construída a partir dos princípios teórico-metodológicos freirianos discorridos neste texto, executada com intuito de ratificar a aplicabilidade dos princípios freirianos na prática educativa mesmo em instituições que não adotam o método deste autor.
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