(RE)VISITAR PAULO FREIRE PARA (RE)PENSAR A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Jaime Bernardo Neto Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Fabiana Furtado de Souza Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Mateus Dias Pessoa Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Práxis, Cidadania

Resumo

Discorre sobre a aplicação dos princípios da pedagogia freiriana sobre a Geografia Escolar, destacando seu papel catalizador sobre o potencial desta disciplina na formação humana e cidadã dos sujeitos escolares. Além de uma breve reflexão sobre alguns desses princípios teórico-metodológicos que norteiam o pensamento de Paulo Freire, o texto discorre sobre duas experiências distintas: uma observação do trabalho educativo em Geografia feito em uma escola que formalmente adota o método freiriano, visando aprofundar o entendimento dessa proposta pedagógica assim como avaliar seus resultados, e uma intervenção pedagógica conduzida em uma escola não-freiriana, mas construída a partir dos princípios teórico-metodológicos freirianos discorridos neste texto, executada com intuito de ratificar a aplicabilidade dos princípios freirianos na prática educativa mesmo em instituições que não adotam o método deste autor.

Biografia do Autor

  • Jaime Bernardo Neto, Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Nova Venécia.

  • Fabiana Furtado de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

  • Mateus Dias Pessoa, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

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Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

(RE)VISITAR PAULO FREIRE PARA (RE)PENSAR A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 3–33, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76445. Acesso em: 10 maio. 2025.