ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LIVRO DIDÁTICO E NA BNCC

Autores

  • Joyce Caroline de Souza Souto Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Educação geográfica, Livro Didático, Ensino de Geografia

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a estrutura organizacional do conteúdo de geografia no livro didático do ensino fundamental II considerando a importância da escolha do livro didático como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno no âmbito escolar. Na análise realizada empregou-se uma abordagem de natureza qualitativa apoiada em referencial teórico pertinente enfocando aspectos do processo de ensino-aprendizagem baseado no livro didático.  Foi possível verificar que o livro analisado encaixa-se nas normas da BNCC e, se bem manuseado pelo docente em sala de aula, há grande possibilidade do mesmo contribuir consideravelmente com a aprendizagem do aluno. Por fim, evidencia-se a necessidade de analisar cuidadosamente o livro didático que será adotado pela escola.

Biografia do Autor

  • Joyce Caroline de Souza Souto, Universidade Estadual da Paraíba

    Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 1º Ed. São Paulo-SP: Editora Cortez, 2007.

SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos; SOUZA, Maria Lopes de. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, 2010. (Coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia; v. 8)

SANTOS, Wildson Luiz; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Livro didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Contexto e Educação, Ijuí-RS, Ano 21, n. 76, p. 201-222, julho/dezembro 2006.

SILVA, Axé; ROSS, Jurandyr. Tempo de geografia: 8.o ano. 4. Ed. São Paulo: Editora Brasil, 2019.

ZALUSKI, Felipe C.; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos-SP, 26 de junho a 13 de julho de 2018, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Anais... São Carlos-SP: UFSCar, 2018, p. 1-9. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/556>.

Downloads

Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LIVRO DIDÁTICO E NA BNCC. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 161–173, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76441. Acesso em: 21 abr. 2025.