ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LIVRO DIDÁTICO E NA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76441Palabras clave:
Educação geográfica, Livro Didático, Ensino de GeografiaResumen
O artigo tem por objetivo discutir a estrutura organizacional do conteúdo de geografia no livro didático do ensino fundamental II considerando a importância da escolha do livro didático como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno no âmbito escolar. Na análise realizada empregou-se uma abordagem de natureza qualitativa apoiada em referencial teórico pertinente enfocando aspectos do processo de ensino-aprendizagem baseado no livro didático. Foi possível verificar que o livro analisado encaixa-se nas normas da BNCC e, se bem manuseado pelo docente em sala de aula, há grande possibilidade do mesmo contribuir consideravelmente com a aprendizagem do aluno. Por fim, evidencia-se a necessidade de analisar cuidadosamente o livro didático que será adotado pela escola.
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 1º Ed. São Paulo-SP: Editora Cortez, 2007.
SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos; SOUZA, Maria Lopes de. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, 2010. (Coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia; v. 8)
SANTOS, Wildson Luiz; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Livro didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Contexto e Educação, Ijuí-RS, Ano 21, n. 76, p. 201-222, julho/dezembro 2006.
SILVA, Axé; ROSS, Jurandyr. Tempo de geografia: 8.o ano. 4. Ed. São Paulo: Editora Brasil, 2019.
ZALUSKI, Felipe C.; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos-SP, 26 de junho a 13 de julho de 2018, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Anais... São Carlos-SP: UFSCar, 2018, p. 1-9. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/556>.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Joyce Caroline de Souza Souto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


