PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIOESTE CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR

Autores

  • Rosângela Aparecida Jacoby Barbosa Escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Universidade Pública, Formação de professores

Resumo

Em 1997, foi implantado o curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, para suprir a necessidade das escolas por profissionais formados nesta disciplina. Essa demanda para o ensino básico foi resultado direto do período pós LDB 9394/96, que trouxe novo impulso aos cursos de licenciatura envolvidos com a formação inicial de professores. Nesse contexto, como objetivo da presente pesquisa, buscou-se caracterizar a situação dos egressos de um curso de licenciatura criado nessa conjuntura do final dos anos noventa do século XX. O principal recurso metodológico dessa pesquisa foi a aplicação de questionário enviado aos egressos do período de interesse, via sistema Google Formulários. Dentre os egressos localizados, 176 licenciados responderam, e nove foram também entrevistados, a fim de complementar algumas informações. O questionário foi distribuído apenas para os egressos que concluíram o curso de licenciatura em Geografia pela UNIOESTE em Marechal Cândido Rondon desde a primeira turma – no ano de 2000 – até o ano de 2018. Como resultado, o estudo permite identificar quantos egressos, dentre os respondentes, estão atuando na rede de ensino como professores de Geografia ou em outras áreas, onde residem atualmente e qual a participação da Universidade na formação dos professores de Geografia em questão.

Biografia do Autor

  • Rosângela Aparecida Jacoby Barbosa, Escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

    Mestre em Geografia, professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Referências

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Lugar: conceito geográfico nos currículos pré‐ativos – Relação entre saber acadêmico e saber escolar. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2004.

APP SINDICATO. SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ. Disponível em: <https://appsindicato.org.br/governo-autoriza-concurso-publico-para-500-professores-qpm/>. Acesso em: 10 abr. 2022.

ARROYO, M. G. Condição docente, trabalho e formação. In: SOUZA, J. V. A. (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BATISTA, N. L.; DAVID, C.; FELTRIN, T. Formação de professores de Geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar. Revista Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria (RS), UFSM, v. 23, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41062>. Acesso em: 23 out. 2021.

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394). Brasília, 1996.

______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.

MORMUL, N. M. O papel do professor de geografia na sociedade contemporânea. Revista Perspectiva Geográfica, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 18, p. 32-41, jan/jun., 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2021.

MORMUL, N. M.; GIROTTO, E. D. O perfil do professor de geografia no Brasil: entre o profissionalismo e a precarização. Caminhos de Geografia, v. 20, n. 71, . p. 420-438, set./2019.

NÓVOA,A. Professor e o novo espaço público da educação. Educação e sociedade: perspectivas educacionais no século XXI. Santa Maria, RS: UNIFRA, 2006.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Cursos à distância respondem por 6 a cada 10 professores formados em 2020 no Brasil. In: Blog Todos pela Educação. 18 jul. 2022. Disponível em:

<https://todospelaeducacao.org.br/noticias/nota-formacao-professores-ensino-a-distancia/?utm_source=Social&utm_medium=Banner&utm_campaign=Todos+Pela+Educa%C3%A7%C3%A3o#>. Acesso em: 25 ago. 2022.

SOBZINSKI, J. S. Valorização dos professores: análise dos planos de carreira de municípios do Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta

Grossa. Ponta Grossa, 2015.

ZUBA, Janete Aparecida Gomes. A formação do professor de geografia: uma discussão sobre as exigências locais e regionais do Norte de Minas. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia. Uberlândia, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15968?locale=pt_BR>. Acesso em: 10 jan. 2022.

Downloads

Publicado

03-04-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIOESTE CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 66–85, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76387. Acesso em: 13 maio. 2025.