INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A PARTIR DAS HABILIDADES DO CRMG DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leandro Andrade Cardoso Professor na rede municipal de Ouro Preto-MG

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Geografia, História, Currículo, Educação

Resumo

O presente artigo, que consiste em um estudo do tipo bibliográfico, tem como objetivo investigar e discutir as possibilidades interdisciplinares ente Geografia e História a partir do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para os anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, buscamos uma definição para os conceitos de Interdisciplinaridade, Geografia e História, principalmente com base nos trabalhos de JAPIASSU (1976) e FAZENDA (1994, 2000), BLOCH (2001), HOBSBAWM (1998), SANTOS (2008) e BARROS (2010). Posteriormente, selecionamos alguns descritores e habilidades de Geografia e História do CRMG, com o objetivo de apontar as possibilidades de interdisciplinaridade entre a Geografia e a História oferecidas por esta diretriz curricular.

Biografia do Autor

  • Leandro Andrade Cardoso, Professor na rede municipal de Ouro Preto-MG

    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade FAMART. Professor efetivo na rede municipal de Ouro Preto-MG. E-mail: leogeoop@gmail.com

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.

______. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BARROS, José D’Assunção. Geografia e História: uma interdisciplinaridade mediada pelo espaço. Geografia (Londrina), v. 19, n.3, p. 67-84, 2010.

______. História, Espaço, Geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017

BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

FAZENDA, Ivani A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

______. (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

_______. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2001.

_______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GRISNPUN, Mírian P. S. Zippin. Educação Tecnológica. In: ______ (Org.). Educação tecnológica, desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001, p. 25-74.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

JANTSCH, A. & BIANCHETTI, L. (org.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis / Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Cientificas. São Paulo: Perspectiva, 1975.

MINAS GERAIS. Secretaria de Educação. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG: Secretaria de Educação de Minas Gerais, 2018.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília-DF: UNESCO, 2000.

PENA, Maria Fernanda; RAIMUNDO, Maria Helena; VASCONCELOS, Luiz G. Falcão; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. Geografia e História: um projeto interdisciplinar na EJA.VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia Fala Professor: Qual é o fim do ensino de Geografia? Universidade Federal de Goiás. Anais... Goiânia-GO: Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), 2005, p. 1-15.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre-RS: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo-SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

03-04-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A PARTIR DAS HABILIDADES DO CRMG DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 2–16, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76352. Acesso em: 12 maio. 2025.