A integração da educação e do serviço social na promoção dos direitos humanos e diversidade no ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77662Palavras-chave:
Serviço social, Educação, Direitos humanos, Extensão universitária, DiversidadeResumo
Este artigo analisa a integração entre a educação e o serviço social como estratégia fundamental para a promoção dos direitos humanos e da diversidade no ensino fundamental II, a partir da experiência vivenciada em um curso de extensão sobre educação em direitos humanos e diversidades, especificamente, “Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos”, ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais (MG). Logo, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se em autores da área da educação e do serviço social e, além disso, propõe a extensão como uma prática formativa e transformadora, destacando o papel dos assistentes sociais e professores na construção de uma escola mais inclusiva, cidadã e dialógica. Ademais, o texto apresenta uma proposta de ação extensionista baseada nos aprendizados do curso, articulando teoria e prática para o enfrentamento das desigualdades no contexto escolar.
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