Extensão em direitos humanos, ensino religioso e diversidades na interface com a educação básica

uma abordagem extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77595

Palavras-chave:

Extensão universitária, Direitos humanos, Diversidade, Educação básica, Ensino religioso

Resumo

A educação em direitos humanos, ensino religioso e diversidades tem se consolidado como um campo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nesse contexto, a extensão universitária desempenha um papel essencial ao conectar a Academia às demandas sociais, promovendo experiências de formação continuada e a produção de conhecimento aplicado. O presente artigo tem como objetivo discutir a interface entre a extensão universitária e a educação básica, enfatizando sua importância para a valorização da diversidade, a promoção dos direitos humanos e o ensino religioso como ferramenta de compreensão e respeito entre diferentes crenças. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica contendo estudos relevantes sobre o tema, além da análise de experiências extensionistas implementadas em diferentes contextos educacionais. Os resultados indicam que ações extensionistas bem estruturadas contribuem significativamente para a formação cidadã e para o enfrentamento das desigualdades no ambiente escolar. Conclui-se que o fortalecimento do diálogo entre a universidade e a educação básica é essencial para garantir uma educação mais equitativa e inclusiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Merabe José Rodrigues, Faculdade Unida de Vitória

    Doutoranda em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Referências

ADDOR, F. Extensão tecnológica e tecnologia social: reflexões em tempos de pandemia. NAU Social, Salvador, v. 11, n. 21, p. 395-412, 2020. DOI 10.9771/ns.v11i21.38644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/38644. Acesso em: 29 jul. 2025.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jul. 2025.

BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025.

CANDAU, V. M. F. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul./set. 2012. DOI 10.1590/S0101-73302012000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/phjDZW7SVBf3FnfNL4mJywL/?lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2025.

CANDAU, V. M. F. Educação em direitos humanos: fundamentos e práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2005.

MENEZES, R. Ensino religioso e pluralismo: um caminho para a educação em direitos humanos. Brasília: Editora UnB, 2017.

NOGUEIRA, A. B.; SILVA, A. W. C.; PLACIDO, V. L. S. A prática da extensão universitária na formação e no impacto dos agentes envolvidos. Campinas: Splendet, 2024.

PEREIRA, Q. L. C. et al. Processo de (re)construção de um grupo de planejamento familiar: uma proposta de educação popular em saúde. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 320-325, abr./jun. 2007. DOI 10.1590/S0104-07072007000200016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/p7GhbZgMcrgzJJnwMvw6sRf/?lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2025.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2015.

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

SOUZA, M. Diálogo inter-religioso e ensino religioso na escola pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

RODRIGUES, Merabe José. Extensão em direitos humanos, ensino religioso e diversidades na interface com a educação básica: uma abordagem extensionista. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 86–93, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77595. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77595. Acesso em: 6 dez. 2025.