A incorporação dos ODS na Universidade de Brasília a partir do Programa Estratégico UnB 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71960

Palavras-chave:

Agenda 2030, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Extensão, Educação

Resumo

Em 2015, todos os Estados-membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que já têm impactos marcantes na vida em sociedade de forma global. Este texto busca apresentar criticamente como a Agenda 2030 e os ODS são incorporados na Universidade de Brasília (UnB) como parte do processo de territorialização da Agenda 2030. O artigo utiliza como metodologia uma pesquisa exploratória, a partir da revisão de literatura especializada, bem como uma abordagem SWOT acerca do comportamento institucional. Como resultados, sistematizamos experiências que nos permitiram entender o processo de incorporação dos ODS como forma de impulsionar as capacidades da UnB em ser agente de mudança social.

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Biografia do Autor

Thiago Gehre Galvao, Universidade de Brasília

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Brasil; professor adjunto III no Instituto de Relações Internacionais desta instituição; assessor da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria-Geral da Presidência da República, Brasília, Brasil; cofundador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo; líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos sobre as Relações Internacionais do Brasil Contemporâneo (UnB/CNPq).

Dais Gonçalves Rocha, Universidade de Brasília

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na University of British Columbia (2014), Canadá e Universidade Federal do Ceará (2022), Brasil; professora adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasil.

   

Julia Aparecida Devidé Nogueira, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, Brasil com período sanduíche em MRC - Human Nutrition Research, Cambridge, Reino Unido; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora associada da Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasil.

Rita Silvana Santana Santos, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasil.

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

GALVAO, T. G.; ROCHA, D. G.; NOGUEIRA, J. A. D.; SANTOS, R. S. S. A incorporação dos ODS na Universidade de Brasília a partir do Programa Estratégico UnB 2030. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 115–133, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71960. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71960. Acesso em: 27 set. 2024.