O programa extensionista Café na Química

em foco, os cursos de nivelamento em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-71573

Palavras-chave:

Cursos de Nivelamento, Química, Extensão, Plataformas digitais

Resumo

Os cursos de nivelamento em Química, de caráter extensionista, têm como objetivo revisar os conteúdos de Química básicos de ensino médio, e que serão trabalhados pelos docentes com os ingressantes universitários. Para tanto, buscamos caracterizar qualitativamente três destas ações, propostas no ano de 2021, apresentando seu público de interesse, os cursos de Química que foram organizados e o feedback dos cursistas perante as atividades desenvolvidas. As ações extensionistas de nivelamento foram elaboradas por tutores universitários e docentes do IQUFU. Identificamos um público diverso nas três versões, composto principalmente por estudantes da educação básica e recém ingressantes no ensino superior, além de alguns profissionais em atuação. Os estudantes são de diversos cursos da instituição ofertante, com destaque para cursistas da Química e das Engenharias. Um total de sete cursos de nivelamento em Química foram ofertados neste período e, a partir das narrativas dos cursistas, a realização daqueles foi fundamental para revisar conteúdos essenciais de Química. Assim, o desenvolvimento dessas atividades demonstrou ser um caminho promissor para o estreitamento das relações entre a comunidade e a universidade, com vistas a promover ações que aprimorem as aprendizagens das pessoas envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista no Programa de Extensão Café na Química, na mesma instituição. 

Fábio Augusto do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Mariana Tanaka Niero, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Química Industrial pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Juliane Zacour Marinho, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Eletroanalítica do Instituto de Química da mesma instituição.

Mariana Cardoso Marra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; pesquisadora no Laboratório de Filmes Finos e Processos de Plasma da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Rafael Martins Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil.

Referências

AMARAL, L. C. S. et al. Curso de licenciatura noturna em química no Centro Universitário de Lavras - MG: perfil do curso e da evasão dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12., 2004, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ENEQ, 2004. p. 127. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Nkhqs1hYenq0AHq_t3she4KC5WhlDU03/view. Acesso em: 3 abr. 2024.

BALDISSARELLI, J. M.; PIRES, V.; ZAMBONIN, A. A. G. Programa de apoio e extensão a cultura como ferramenta de aproximação com a sociedade. Extensão em Foco, Caçador, v. 9, n. 1, p. 10-19, 2021. DOI 10.33362/ext.v9i1.2185. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2185. Acesso em: 3 abr. 2024.

BERTICELLI, D. G. D. et al. Nivelamento de matemática: uma alternativa para o ensino remoto. Revista Extensão em Foco, Curitiba, n. 23, p. 308-323, jun. 2021. DOI 10.5380/ef.v0i23.80104. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80104. Acesso em: 3 abr. 2024.

BRAGA, M. M.; MIRANDA-PINTO, C. O. B.; CARDEAL, Z. L. Perfil sócio-econômico dos alunos, repetência e evasão no curso de química da UFMG. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 438-444, 1997. DOI 10.1590/S0100-40421997000400017. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=3298. Acesso em: 3 abr. 2024.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 3 abr. 2024.

BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da educação. Avaliação da aprendizagem e nivelamento. Material de apoio ao programa ensino integral do estado de São Paulo. Caderno do gestor. São Paulo: SE, 2014.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019.

CRUZ, G. L. A. et al. Extensão universitária e a escola pública: um relato de experiência em tempos de pandemia. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 130-143, jan./jun. 2022. DOI 10.14393/REE-v21n12022-64004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/64004. Acesso em: 3 abr. 2024.

CUNHA, A. M.; TUNES, E.; SILVA, R. R. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 262-280, 2001. DOI 10.1590/S0100-40422001000200019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/N67XK4g46ckwYKq7bBFhVvH/. Acesso em: 3 abr. 2024.

DAITX, A. C.; LOGUERCIO, R. Q.; STRACK, R. Evasão e retenção escolar no curso de licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 153-178, ago. 2016. DOI 10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p153. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/111. Acesso em: 3 abr. 2024.

DIAS, E.; RAMOS, M. N. A educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 117, p. 859-870, out./dez. 2022. DOI 10.1590/S0104-40362022004000001. Disponível em: scielo.br/j/ensaio/a/LTWGK6r8n6LSPPLRjvfL9qs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.

DORNELLES, F. R. B.; CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, J. A. Educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas na formação docente. Revista Exitus, Santarém, v. 11, p. 01-22, 2021. DOI 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1537. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602021000100206&script=sci_abstract. Acesso em: 20 out. 2023.

ECHEVERRÍA, A. R.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. A pesquisa na formação inicial de professores de química a experiência do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. In: ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. (org.). Formação superior em química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2016. p. 25-48.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FREITAS, M. T. M. Extensão: uma oportunidade de intervenção. Em Extensão, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 35-39, 1999. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20471. Acesso em: 4 abr. 2024.

GONÇALVES, J. C. et al. Evasão/cancelamento de alunos matriculados do curso de licenciatura em química do IFSul-CaVG. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 36., 2016, Pelotas. Anais […]. Pelotas: IFPelotas, 2016. p. 1250-1251. Disponível em: http://36edeq.edeq.com.br/anais.html. Acesso em: 4 abr. 2024.

JUCÁ, S. C. S. et al. Acesso, permanência e êxito no ensino superior: análise do desempenho acadêmico e da evasão de estudantes no IFCE. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 115-128, 2019. DOI 10.15536/thema.16.2019.115-128.1170. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1170. Acesso em: 9 abr. 2020.

LIMA, J. P. M.; REIS, N. A. Percentual de evasão, conclusão e formação no prazo regular na licenciatura em química da Universidade Federal do Sergipe/campus Professor Alberto Carvalho. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 6, n. 1, p. 174-184, 2020. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2713. Acesso em: 23 mar. 2020.

MACHADO, R. C.; CAVALCANTI, E. L. D. Desempenho acadêmico e sucesso/insucesso escolar dos estudantes do curso de química: relações possíveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 2010, Brasília. Anais [...]. Brasília: ENEQ, 2010. p. 1-10. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/trabalhos.htm. Acesso em: 4 abr. 2024.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MAZZETTO, S. E.; BRAVO, C. C.; CARNEIRO, S. Licenciatura em química da UFC: perfil sócio-econômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 6, p. 1204-1210, 2002. DOI 10.1590/S0100-40422002000700024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/Lb8kxWnRgJVcbbYFVnnSFpC/?lang=pt#. Acesso em: 4 abr. 2024.

MÓL, G. S.; FERNANDES, R. F. Reprovação na disciplina fundamentos de química da UnB e algumas implicações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 17., 2014, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: ENEQ, 2014. p. 3397. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1-i0zcHC_RDVHcLvuRKAyZESrmcfgLg1v/view. Acesso em: 13 jul. 2023.

MORAES, J. T.; LOPES, E. M. T. A formação de profissionais de saúde em instituições de ensino superior de Divinópolis, Minas Gerais. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 435-444, 2009. DOI 10.1590/S1981-77462009000300003. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1659. Acesso em: 4 abr. 2024.

MOREIRA, M. L.; SIMÕES, A. S. M. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 21-43, out./dez. 2017. DOI 10.3895/actio.v2n3.6905. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6905. Acesso em: 4 abr. 2024.

MOTA, J. S. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 6, n. 12, p. 371-380, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 4 abr. 2024.

NERY, B. K.; MALDANER, O. A. Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Unijuí, 2014.

NEVES, M. M.; DORNELES, A. M. Evasão e número de egressos no curso de química licenciatura da FURG: reflexões a respeito da formação inicial de professores. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 36., 2016, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: IFPelotas, 2016. p. 641-647. Disponível em: http://36edeq.edeq.com.br/anais.html. Acesso em: 12 nov. 2023.

PACZKOWSKI, I. M.; PASSOS, C. G. Whatsapp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de química. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 316-325, 2019. DOI 10.22456/1679-1916.95799. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95799. Acesso em: 12 nov. 2023.

PADIM, D. F.; MELO, Í. C.; EPOGLOU, A. Analisando as dificuldades: o curso de química sob a ótica dos calouros. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Paraná. Anais […]. Paraná: ENEQ, 2008. p. 1. Disponível em: https://www.sbq.org.br/ensino/_eneq. Acesso em: 4 abr. 2024.

QUEIROGA, E. M. et al. Modelo de predição da evasão de estudantes em cursos técnicos a distância a partir da contagem de interações. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 425-438, 2018. DOI 10.15536/thema.15.2018.425-438.868. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/868. Acesso em: 23 abr. 2023.

RANGEL, F. O. et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 25-42, 2019. DOI 10.1590/1516-731320190010003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8VCLL7STFbVsjkXTNPcYk5F/#. Acesso em: 4 abr. 2024.

RAULINO, J. L. C. et al. Evasão e reprovação no curso de licenciatura em química da UFCG: uma análise dos motivos num estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., 2012, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2012, p. 1. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/index. Acesso em: 4 abr. 2024.

RODRIGUES, A. L. et al. Curso de nivelamento de física elementar: um projeto inovador de aprendizagem na engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais [...]. Belém: COBENGE, 2012. p. 1-12. Disponível em: https://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/104431.pdf. Acesso em: 4 abr. 2024.

RODRIGUES, G. C. et al. Avaliação do desempenho do curso de nivelamento em matemática na Universidade Federal do Pampa. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), 20., 2014, Bagé. Anais [...]. Bagé: EREMAT, 2014. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_Rodrigues_032.375.480-572.pdf. Acesso em: 4 abr. 2024.

RODRIGUES, G. M. Programa extensionista café na química: concepções dos participantes quanto às suas aprendizagens em cursos de nivelamento em matemática. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

RODRIGUES, M. M. A extensão universitária no contexto da relação universidade-sociedade. Em Extensão, Uberlândia, v. 2, n. 1, 2000. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20480. Acesso em: 4 abr. 2024.

RODRIGUES, M. M. Universidade, extensão e mudanças sociais. Em Extensão, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 41-51, 1999. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20472. Acesso em: 4 abr. 2024.

SANTOS, A. M. As funções da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Extensão em Foco, Caçador, v. 1, n. 1, p. 6-12, jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/art01. Acesso em: 4 abr. 2024.

SANTOS JÚNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 4 abr. 2024.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019.

SILVA, C. G. et al. Estudo dos índices de reprovação nos primeiros períodos do curso de bacharelado em química do IFJR – campus Nilópolis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 13., 2015, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SIMPEQUI, 2015. p. 1-2. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/2015/trabalhos/90/7153-20843.html. Acesso em: 4 abr. 2024.

STATISTA. Statistics and market data on mobile internet & apps. The Statistics Portal, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução Nº 19/2019, de 08 de novembro de 2019. Aprova a reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação em química, grau licenciatura, modalidade presencial, turno noturno, campus Uberlândia, e dá outras providências. Uberlândia, 2019. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONGRAD-2019-19.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Química. Cursos de nivelamento química e matemática - versão 5.0 . Uberlândia, 2022. Disponível em: http://www.iq.ufu.br/acontece/2022-09-cursos-de-nivelamento-quimica-e-matematica-versao-50. Acesso em: 4 abr. 2024.

VIEIRA, A. M. S.; NEVES, D. M. Programa de nivelamento em matemática no campus de Codó da Universidade Federal do Maranhão. Conjecturas, [s. l.], v. 22, n. 11, p. 692-714, 2022. DOI 10.53660/CONJ-1406-Z14. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1406. Acesso em: 6 jun. 2023.

ZATTI, F. A. R. Além do nivelamento: percurso do programa extensionista cursos complementares na Universidade Estadual de Feira de Santana. Revista Extensão & Cidadania, Vitória da Conquista, v. 8, n. 13, p. 317-330, jan./jun. 2020. DOI 10.22481/recuesb.v8i13.6092. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/6092. Acesso em: 4 abr. 2024.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

RODRIGUES, G. M.; AMARAL, F. A. do; NIERO, M. T.; MARINHO, J. Z.; MARRA, M. C.; MENDES, R. M. O programa extensionista Café na Química: em foco, os cursos de nivelamento em Química. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 280–303, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-71573. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71573. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência