Extensão universitária e a escola pública
um relato de experiência em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-64004Palavras-chave:
Extensão universitária, Ciências Sociais, Ensino Médio, Partidos políticos, Sincretismo religiosoResumo
O presente relato objetiva destacar a importância da extensão universitária, por intermédio da descrição e análise de ações extensionistas desenvolvidas por alunos integrantes dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, em parceria com escolas de Ensino Médio da rede estadual do mesmo município. Para isso, o projeto se fez valer de palestras e discussões realizadas de forma virtual, em distintos momentos, com alunos de diferentes escolas da rede pública da cidade, nas quais foram abordados temas de suma importância para as Ciências Sociais, tais como termos da política institucional e o sincretismo religioso, demonstrando assim que, em tempos pandêmicos, a troca de saberes entre o ambiente escolar e as instituições de ensino superior ainda é possível. Os resultados mostraram que com a realização do projeto, os estudantes que participaram das dinâmicas propostas, ora via oral, ora via chat do Google Meet, alçaram conhecimentos para além do senso comum sobre ambos os temas desenvolvidos. Além disso, o projeto se propõe a contribuir para com o avanço de um dos atuais pilares da universidade pública: a extensão, enquanto reflete acerca das contribuições proporcionadas pela presente prática de extensão universitária na formação dos discentes enquanto futuros educadores.
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